Animal

Jogar água e outras dicas para separar uma briga de cachorros em segurança

Redação, com informações de Dog Hero
22/10/2017 12:00
Thumbnail
Quando os cães entram em uma briga, a principal preocupação dos tutores é em como separá-los. Nesse momento, muitos erros podem ser cometidos, que podem até mesmo piorar a disputa.

Confira dicas de como manter a calma nessa hora e separar os cachorros em segurança:

Água neles!
Tente jogar água nos cães. A água causará um susto nos dois briguentos, gerando um incômodo entre eles, o que fará com que se afastem.
Faça barulho
Vale usar um apito, assovio, bater palmas, ou mesmo objetos barulhentos perto deles. Com o susto, principalmente porque eles têm uma audição bem sensível, os cães tendem a dispersar.
Barreira física
Forme uma barreira entre eles, colocando um objeto grande, como uma lixeira, vassoura ou balde. Procure objetos grandes e que não os machuquem, mas que os afastem.
Puxe pelo rabo
Nenhuma das opções acima deu certo? Tente puxar os cachorros pelo rabo e erga as patas traseiras. Afaste um do outro, fazendo movimentos circulares. Com isso, eles ficarão em uma posição desconfortável, dificultando a respiração e vão se concentrar em não cair.
Depois da briga
Logo após a batalha, verifique se os cães não precisam de atendimento médico veterinário pelas mordidas e machucados.

O que não fazer

1 Evite se desesperar e gritar. Manter a calma é fundamental para ter foco e resolver a situação. Gritar pode fazer com que os cachorros fiquem ainda mais agitados.
2 Não deixe outros cachorros se aproximarem. Se a briga ocorrer na rua, é comum que outros cães tentem entrar na discussão. Tente evitar isso.
3 Não espere que eles parem de brigar sozinhos. Eles não vão parar. Quanto mais tempo se atacando, mais feridos podem ficar.
4 Não entre no meio da briga. Não use a mão, braço, ou tente tirar apenas um dos cachorros. Isso fará com que você se machuque também.
5 Não use violência para separar a briga. Não tente chutar ou bater nos cachorros. Isso só irá machucá-los e até pode incitar mais violência.
LEIA TAMBÉM