Animal

Companheiro bom de cama

Caroline do Prado, especial para a Gazeta do Povo
02/02/2014 02:16
Para quem não está acostumado, o hábito de Benita e Jociane pode parecer estranho. Mas esse comportamento é mais comum do que se imagina. Uma pesquisa realizada em 2013 pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), a Radar Pet, em 17 cidades brasileiras – incluindo Curitiba –, revelou que 16% dos cães e 24% dos gatos dormem no quarto dos seus donos.
Apesar disso, muitos especialistas afirmam que não é recomendado que os animais de estimação dividam a mesma cama com os humanos. O veterinário Mário Henrique Côrrea explica que essa medida serve para evitar que os pets sofram alterações comportamentais.
Território
“Deixar o animal de estimação dormir na cama faz com que ele tenha problemas de hierarquização, ou seja, ele pensa que aquele é o seu território. E, como dono, não permite um maior contato da pessoa, o animal pode ser agressivo ao defender o seu espaço”. Há ainda a possibilidade de os pets e os seus donos ficarem doentes.
De acordo com a veterinária Ana Paula Ferreira, a transmissão de zoonoses é rara, mas pode acontecer. Os casos mais comuns são de sarna, vermes e alergias – provocadas tanto pelo contato do animal de estimação com o seu dono quanto as que são desencadeadas por amaciantes, desodorantes e outros produtos de higiene pessoal.
Mesmo com esses riscos, a especialista assegura que não há problemas em compartilhar a cama com cães e gatos, desde que eles estejam devidamente higienizados e vacinados. “Além disso, é recomendado fazer a aplicação de vermífugo, para controlar vermes e protozoários, que fazem mal à saúde do animal e podem ser transmitidos aos seres humanos”, explica.
Todas essas recomendações são seguidas à risca por Benita. Segundo ela, os seus felinos vão sempre ao veterinário. “Eles têm acompanhamento profissional. A saúde deles é muito importante para mim, e quando percebo qualquer alteração, seja um espirro ou alguma falha no pelo, os levo imediatamente ao médico”.
Jociane, por sua vez, revela que os cuidados vão além das visitas ao especialista. “Sempre que voltamos de um passeio com o Tobias, fazemos a higienização das suas patas com um pano úmido. Assim a sujeira da rua não entra em casa, e podemos dormir tranquilamente com ele”.