Animal

Cuidado com bichos venenosos

Daniela Piva
08/02/2015 05:00
Thumbnail

Cuidado com bichos venenosos. Foto: Big Stock

Verão é tempo de correr solto no gramado e fazer novas descobertas, mas é também a época do ano com maior incidência de pets picados por bichos peçonhentos, segundo a veterinária Fernanda Barussi. “Com o calor, cães e gatos ficam mais expostos a abelhas, marimbondos, formigas e vespas. Além disso, as aranhas saem à procura de alimentos e, com frequência, picam os animais de estimação”.
Ao ser picado por um inseto, o pet sentirá dor e coceira com a substância irritante injetada. Neste caso, é importante procurar um profissional que possa auxiliar para reduzir o desconforto. Porém, se o animal receber diversas picadas, pode ter uma reação alérgica grave, causando choque anafilático. “Nesta situação, o inchaço é generalizado, e será preciso procurar uma clínica com infraestrutura para o atendimento, pois o animal precisará ser entubado para conseguir respirar”, explica Fernanda.
Para prevenir acidentes, os donos precisam ficar atentos: “Ações simples, como não colocar a caminha nos cantos da casa e arejar e sacudir os cobertores diariamente, podem evitar que seu bichinho seja vítima de aranhas”, alerta a veterinária Manoela dos Santos.
Além disso, deixar os ambientes sempre limpos, não dedetizar a casa com produtos que são apenas desalojantes e não tentar remover ninhos de insetos sem ajuda especializada são algumas precauções necessárias.