PUBLICIDADE

Animal

Cuidado: não dê chocolate para seu pet. Pode ser fatal

Com a Páscoa chegando, o consumo de chocolates aumenta e também o desejo de “dar só um pedacinho” para o seu pet. Veja os riscos!

Substâncias presentes no chocolate pode causar alergias e intoxicações nos cães e gatos. Foto: Bigstock.Substâncias presentes no chocolate pode causar alergias e intoxicações nos cães e gatos. Foto: Bigstock.

Se você acha engraçadinho quando o seu cachorro ou gato “pede” aquele chocolate que você está comendo e acaba cedendo aos encantos dele, cuidado. Esse hábito pode ser prejudicial e causar alergias e intoxicações ao animal, levando, em alguns casos, até a morte.

As médicas veterinárias do Hospital Veterinário Intensiva Tatiana Scheneider e Aline Franciosi, respondem as principais dúvidas sobre o tema. Confira:

Cachorros e gatos podem comer chocolates?

Não, nunca e em caso de ingestão, quanto mais cacau tiver o chocolate mais tóxico para eles.

Quais os perigos da ingestão desses alimentos para os animais?

A ingestão desses alimentos pode causar problemas gastrointestinais (vômito e diarreia) e excitação, porque contém uma substância tóxica derivadas de metilxantina (teobromina) e que se acumula no organismo.

Existem petiscos que “imitam” guloseimas de Páscoa. Os animais têm necessidades desses alimentos?

Os petiscos devem ser recomendados pelo veterinário que cuida do animal que pode indicar o melhor para ele. Os petiscos próprios para cães podem ser utilizados em qualquer época para agrado ou recompensa de treinamento, porém não faz falta dentro de uma alimentação balanceada.

Frutas e verduras podem ser uma boa alternativa para a Páscoa ou os animais devem manter a alimentação corriqueira?

Algumas frutas e vegetais podem sim ser usados como petisco especialmente para animais sadios! Mas cada animal pode ter uma indicação ou restrição diferente. Em geral não se deve alterar a alimentação de maneira abrupta. Sempre consultar o médico veterinário.

Existe risco de mudar a alimentação do animal nessas datas específicas, como a Páscoa?  

Quando são petiscos próprios e saudáveis em quantidade moderada não há problema! Vamos ter maiores problemas quando o que for oferecido seja inadequado como carnes gordurosas,  pedaços de osso, doces, alimento condimentado etc. E no caso da Páscoa, o chocolate devido às substâncias como foi mencionado anteriormente.

Leia mais

Como dar banho em gatos: confira o passo a passo

Conheça seis animais exóticos que vivem em Curitiba

Epidemia no Rio, doença de arranhadura de gatos pode ser evitada

PUBLICIDADE