• Carregando...
Cuidados na hora de fazer o “petcure” em  casa
| Foto:

O corte das unhas de cães e gatos não é excesso de cuidado. Muito além do aspecto estético, a manutenção evita que elas fiquem presas em tapetes, cortinas e até mesmo na roupa do dono. Se estão grandes demais, os bichos podem sofrer com encravamento, rachadura e sangramento e até alterar a postura, fazendo com que o animal evite o contato com o chão. Por isso, é necessário mantê-las bem aparadas, mas se o dono não quer depender do veterinário (e gastar!), é melhor tomar alguns cuidados antes de iniciar o serviço de “petcure” em casa, pois se cortar a veia que fica por dentro da unha o bicho vai sentir muita dor e sangrar bastante. Para deixar as “garras” do pet em dia, veja as dicas do médico veterinário integrado Ricardo Zanatta.

Desde pequeno

A rotina de cortar as unhas deve começar cedo, por volta dos 2 ou 3 meses. Para fazer com que os bichos se acostumem com o manuseio das patinhas você pode “fingir” que está cortando as unhas deles, quando ainda são bem novinhos.

Materiais

Alicates próprios para os cães e gatos estão disponíveis para compra em petshops ou lojas especializadas para animais, pois têm tamanho e também um formato específico que se ajustam melhor nas unhas dos animais.

Preparação

Comece observando a região entre os dedos, almofadinhas das patas e a base das unhas para checar o tamanho e se estão saudáveis, limpas e com o pelo desembaraçado. “Caso encontre ‘nós’, apare cuidadosamente com uma tesoura, também é recomendável aparar os pelos entre a almofadinha e ponta dos dedinhos”, explica Zanatta.

O ponto certo

Em cachorros com unhas brancas é fácil de ver claramente a cor rosada da “veia” o que irá facilitar para determinar o ponto certo em que você deverá cortar. Para o corte, posicione o alicate em um ângulo de 45º sempre mantendo um espaço para que você não corte a parte onde existem vasos sanguíneos. Em cachorros com unhas escuras, no entanto, não é tão fácil identificá-los. “Nesse caso corte um pedacinho bem pequeno, e retome o procedimento após uma semana, assim você ficará mais seguro”, ensina Zanatta.

Frequência

Cães e gatos que vivem em apartamento normalmente precisam cortar as unhas mais vezes do que os que passam boa parte do dia fora de casa. “Isso porque o cimento vai lixando naturalmente as unhas dos cães, sendo dispensável o corte com o alicate”, afirma Zanatta.

Felinos

Cuidados na hora de fazer o “petcure” em  casa

Para cortar as unhas dos gatos é necessário ter tesouras especiais, por isso nem tente usar o objeto que você manuseia para os afazeres domésticos. Isso pode causar problemas para o seu gato e também para o dono. “É recomendado pedir ajuda de um veterinário na primeira vez, depois a manutenção pode ser feita em casa”, observa Zanatt. Ainda, no caso dos felinos, é recomendável comprar objetos específicos para que eles arranhem as unhas, caso contrário, eles estragarão cortinas e mobílias

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]