Animal

Florais ajudam a tratar ansiedade e estresse em pets

Willian Bressan
24/10/2015 15:11
Thumbnail

Willian Barbosa de Souza com seu fiel companheiro Nick: com o tratamento a base de florais, o animal ficou menos estressado e deixou de se mutilar. Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Nick, um shitzu com lhasa de 3 anos, era muito estressado quando chegou à casa de Willian Barbosa de Souza, de 18 anos. “Meu pet ficava se lambendo e se mutilava. Chegou até a usar cone”, relembra o profissional que cuida do visual de animais. Depois de procurar alguns veterinários, Souza acabou optando pelo tratamento natural a base de florais. E, depois de sete meses de uso do produto, Nick é outro cãozinho, segundo o proprietário. “Hoje, ele não se mutila mais”, comemora o dono.
Os medicamentos alopáticos naturais vêm ganhando espaço no tratamento de pets. “O uso do floral, normalmente, é indicado como tratamento complementar. No caso de problemas como ansiedade e estresse, chega a ser até o recurso terapêutico principal”, explica o médico veterinário Ricardo Zanatta. “Os florais têm como finalidade restabelecer o equilíbrio e a harmonia em humanos, animais e plantas”, complementa a médica veterinária Valéria Camacho.
Essência
Os florais são feitos à base da essência de 38 flores e plantas listadas na década de 1930, pelo médico britânico Edward Bach (1886-1936). Os produtos podem ser encontrados prontos em petshops e também são manipulados através da receita dada por médicos veterinários especializados e servem para diversos problemas.
Foto: Marilyn Barbone
Foto: Marilyn Barbone
Por ser um medicamento alopático natural, o uso de florais não tem contraindicação. “O floral pode ser usado desde o nascimento até a velhice, porém é preciso observar apenas alguns cuidados, como a porcentagem de conservante alcóolico quando usado por bichos diabéticos. Os donos dos pets também não podem deixar de respeitar o número de gotas e a forma de administração para que não haja erro na dosagem (falta ou excesso)”, orienta Ricardo Zanatta.
Serviço
Confira algumas farmácias que oferecem florais prontos ou fazem a manipulação:
Farmácia Homeopática Flor Essência: Rua Nunes Machado, 770, Rebouça, fone (41) 3223-1637. Flora Vet: Alameda Cabral, 45, Centro, fone (41) 3019-1700. Farmácia das Nações, Rua Martin Afonso, 2.800 (dentro do Hipermercado Condor), fone (41) 3026-2299. Dermomanipulações, Rua Brigadeiro Franco, 2601, Centro, fone 3323-7521.