Animal

Decifre a “linguagem” do seu gato

Luisa Nucada
06/05/2015 12:12
Thumbnail
Gatos se esfregam, ronronam, “amassam pãozinho” no cobertor e dão cabeçadinhas nos donos. Você sabe por quê? A médica veterinária especialista em felinos e proprietária da clínica Mania de Gato, Marucia de Andrade Cruz, explica que os felinos se comunicam muito mais por atitudes corporais do que pela vocalização. O Viver Bem conversou com a especialista para te ajudar a ler o comportamento do seu bichano.
Cauda
O rabo é o sorriso do cachorro, diz a veterinária, mas o mesmo não se aplica para o gato. Quando um felino mexe a cauda, sinaliza que não está satisfeito com a situação. Em posição de caça, com o corpo bem duro, gatos podem balançar o rabo levemente, o que indica que estão alerta, atentos.
Pprrwwww…
Ronronar é a maneira dos gatos de mostrar afeto, de dizer que estão felizes, satisfeitos. Se o seu bichano “amassa pãozinho”, mexendo as duas patinhas, subindo e descendo, em uma coberta, manta ou na sua roupa, ele está “afofando”. Indica que o felino está à vontade, bem confortável, e é um gesto que remete ao filhote mamando na mãe, afirma a veterinária.
Nunca viu um gato “amassando pãozinho”? Confira neste vídeo:
Miau, miau
Vocalizar não é a forma de comunicação preferida dos gatos. Então, quando miam, querem chamar a atenção dos humanos. “Miados insistentes são para chamar para brincar”, explica Marucia. Os siameses são os mais vocalizadores, também conversam para pedir comida e “respondem” quando os donos falam com eles.
Vai e vem
Ir e voltar várias vezes também é um chamado à brincadeira. Alguns até trazem bolinhas e ratinhos para perto do dono, convidando a um jogo de caça, como os cachorros. Principalmente as raças sphynx, siamês e cornish rex, que são bem ativas.
Se o bichano sabe que seu petisco é guardado num local determinado, se direciona para lá e fica andando de um lado para outro, mostrando que quer o que está ali dentro.
Ai, que medo!
O gato fica com o pelo todo eriçado quando se sente ameaçado. “Ele está querendo crescer em tamanho para se mostrar maior, e, para isso, também curva o dorso”, aponta Marucia. É um estado de alerta. Pupilas dilatadas durante o dia também indicam medo ou situação de caça.
Esfregões
Os gatos se esfregam nas pessoas para mostrar que estão felizes e dar as boas-vindas. “O ato de se esfregar é para deixar o cheiro, eles tem glândulas de odor no dorso e ao redor dos lábios. Significa: ‘você faz parte do meu bando, quero deixar meu cheiro em você e quero que seu cheiro fique em mim’.”
Piscadas
Olhar atentamente para o dono e piscar de forma lenta, aproximando o focinho, é o jeito dos gatos mandarem beijos. “É o extremo de intimidade para um gato, ele só tem isso com a mãe”, afirma a especialista.
Cabeçadinhas
Tocar o proprietário levemente com a cabeça é um carinho e uma forma de chamar a atenção. Indica intimidade e afeto.
Loucos de erva
Por que eles ficam tão agitados com a catnip — também conhecida como “erva do gato” –, da família da hortelã? “Todos os animais gostam de algum tipo de opioide, algo que mude o comportamento deles, é como beber uma cerveja para os humanos, tem o mesmo efeito psicológico. É um alucinógeno, o cheiro os atrai e eles ficam mais leves, relaxados.”
Quer aprender mais a fundo a linguagem do seu bichano? Dê uma olhada neste verbete da Wikihow.