Animal

Seu bicho já passou por essas estranhices?

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
29/07/2016 21:00
Thumbnail
Correr atrás do rabo, comer as próprias fezes e miar excessivamente são alguns exemplos de comportamentos de animais que podem, ou não, indicar uma patologia. O espirro reverso, mais comuns em cães, e a produção de bola de pelos, mais comum em gatos, também podem assustar os donos, pois o animal parece estar engasgado.
Foi uma crise de espirro reverso que durou longos 20 minutos o que até hoje mais assustou a publicitária Andressa Fontoura, dona do cãozinho meio shih-tzu meio maltês Theodoro, de 3 anos. “Quando começa parece que ele está engasgando, tentando expelir algo pela boca. O corpinho fica todo arrepiado e ele se debruça sobre as patinhas da frente e estica bem as traseiras. Da primeira vez, instintivamente eu massageei o pescoço dele, o que ajudou a melhorar a crise”, conta.
 Andressa Fontoura com seu Theodore: espirro reverso preocupou. Foto: Arquivo pessoal
Andressa Fontoura com seu Theodore: espirro reverso preocupou. Foto: Arquivo pessoal
Espirro reverso em cães parece engasgo
O espirro reverso em cães é algo comum, segundo a médica veterinária Carolina Linzmeyer, da Veterinária Bairro Alto. “O ar é puxado para dentro do nariz, em vez de sair pelos pulmões, por isto o nome “reverso”. Durante o episódio, o cachorro faz várias inspirações, podendo durar até dois minutos. Por isso é comum o dono achar que ele está se engasgando”, diz. Pode acontecer com qualquer cão, de qualquer idade e raça, mas é mais frequente nos de pequeno porte como o chihuahua, shih-tzu, lhasa apso, poodle e yorkshire. Segundo ela, a causa pode ser genética ou estar associada a excitação, alergias e o uso de enforcadores.
LEIA TAMBÉM
Escove os gatos
Com os felinos, entre os sintomas mais estranhos e comuns estão as bolas de pelo, que deixam a advogada Claudia Rauen Biscaia sempre alerta. Desde filhote, seu Raj, 7 anos, um persa himalaia de pelo longo, se lambe e engole muito pelo. “A primeira vez que o episódio da bola de pelo aconteceu ele começou a fazer ânsia de vomito, achei que ele estava se afogando e logo em seguida ele vomitou”, conta . Para evitar um novo episódio, ela leva o animal periodicamente ao veterinário, dá banho uma vez por mês no pet shop e escova os pelos do gato todos os dias.
O acúmulo de grandes quantidades de pelo no estômago do animal forma as bolas de pelo ou tricobezoares, que podem causar vômitos excessivos, falta de apetite e emagrecimento, diz Mariana Mezzadri de Oliveira, médica veterinária do Pet & Love Centro Veterinário. “Em certos casos pode ocorrer a obstrução intestinal, que pode levar à cirurgia”, diz.
A médica veterinária Carolina Linzmeyer diz que é fundamental conhecer o animal de estimação e prestar atenção em seu comportamento rotineiro, para saber quando levá-lo a uma consulta. “Os gatos machos, por exemplo, miam quando querem pedir comida e fêmeas no cio costumam miar e ficar impacientes durante esse período para atrair os machos. Mas o miado excessivo também pode indicar dor ou medo”, cita a médica veterinária.
Reduzir a ingestão de pelos passa por uma escovação mais rotineira. Foto: BIgstock
Reduzir a ingestão de pelos passa por uma escovação mais rotineira. Foto: BIgstock
Como evitar as bolas de pelo?
A médica veterinária Mariana Mezzadri de Oliveira dá algumas dicas:
  1. Escove o gato três vezes por semana. Isso ajuda a remover os pelos mortos e evita que sejam ingeridos.
  2. Estabeleça uma refeição diferenciada para os gatos de pelos longos, com rações específicas que possuam fibras que auxiliem na eliminação dos pelos ingeridos.
  3. banho a cada 21 dias com um profissional especializado em estética felina, para cuidar da pelagem longa nos períodos de troca de pelos.
  4. Ofereça atividades e distrações aos gatos, como brinquedos e arranhadores, que evitam o sedentarismo e o estresse, que podem levar a ingestão de bolas de pelo.
Fique de olho!
Alguns comportamentos podem ser alertas para doenças:
  1. Correr atrás do rabo: pode indicar alguma doença ou insatisfação. Principalmente filhotes fazem isso para chamar atenção do dono. Em idosos isso pode indicar alguma neuropatia e, dependendo da frequência, alguma convulsão. Alguns cães também correm atrás do rabo por estarem com dor.
  2. Lamber a pata excessivamente: é um transtorno denominado dermatite psicogênica e pode indicar estresse, ansiedade ou depressão, e muitas vezes acontece para chamar a atenção do dono. É mais comum em cães ou gatos que ficam muito tempo sozinhos em casa e sem brinquedos. Em certos casos é indicado um acompanhamento semanal com especialistas. A dermatite por lambedura também pode estar relacionada a alergias como hipersensibilidade alimentar ou atopia, que só pode ser diagnosticada mediante exames laboratoriais.
  3. Coprofagia: o ato de comer as próprias fezes, mais comum em cães, pode acontecer com animais que passam muito tempo sozinhos e querem chamar a atenção do dono. Ciúmes de outro animal, ou até de uma nova pessoa, também é um fator que pode desencadear esse tipo de comportamento. Além disso, pode indicar falta de nutrientes na alimentação, bem como o início de alguma doença endócrina.
  4. Marcação de território aleatória: acontece com cães e gatos e pode ser um sinal de estresse, dor ou alterações no ambiente em que vivem. Cães e gatos que não são castrados também podem apresentar esse comportamento a partir de seis meses.