Animal

Estudante encontra larvas e insetos em ração para cães; marca se justifica

Guilherme Grandi
20/02/2018 18:00
Thumbnail

É recomendável que não haja mudanças bruscas na dieta dos animais. Foto: Pixabay.

Uma postagem de uma jovem de São Paulo está causando revolta nas redes sociais, principalmente para quem é tutor de um bichinho de estimação. A cachorra da estudante Julia Saraiva teve vômitos e diarreia após supostamente comer ração contaminada da marca Pedigree.
Na publicação, que tem mais de 60 mil comentários e 325 mil compartilhamentos, ela relata que o animal começou a passar mal de uma hora para outra. “Conforme o tempo passava, ela só piorava. Corremos paro veterinário e ele confirmou que havia algo de errado, então passou vários remédios para ela”, conta a estudante ressaltando que a cachorra só come frutas e ração.
Julia explicou que a ração da cachorra parecia estar normal até ver alguns insetos rondando os pedaços: “de repente vimos um besouro azul andando na ração e, ao quebrarmos no meio, as bolinhas estavam cheias de vermes e mais besourinhos”. Ela diz que chegou a verificar o prazo de validade do alimento, e que ainda estava próprio para o consumo.

Mais contaminação

Preocupada com o restante da ração, a jovem abriu os outros dois pacotes que havia comprado e verificou a mesma coisa. “Os dois pacotes estavam com pedaços de ração com larvas”, diz. Julia conta que entrou em contato com o serviço de atendimento da Pedigree, mas foi informada que o máximo que poderiam fazer é substituir os pacotes. Ela também informou os números dos lotes da ração em que encontrou o alimento contaminado: L 735B207 e L 714B207.
À reportagem do Viver Bem, a Mars, que fabrica a ração da marca Pedigree, informou que analisou amostras dos lotes citados e que não encontrou nenhuma irregularidade. Também afirmou que a contaminação não teve origem na indústria, e que possui rígidos controles de qualidade em suas plantas.
Veja abaixo a nota divulgada pela Mars:
Estamos cientes do caso de uma consumidora sobre o alimento PEDIGREE® Equilíbrio Natural Raças Pequenas e lamentamos pela saúde de sua cachorrinha. Assim que recebemos o contato em nosso SAC, imediatamente nos colocamos à disposição para os devidos esclarecimentos, oferecemos a substituição do produto e coletamos algumas informações para avaliarmos o ocorrido. Na sequência, realizamos análises rígidas nos lotes citados do produto e não encontramos nenhuma alteração, o que nos dá a segurança de que a infestação não teve origem em nossa fábrica. Importante esclarecer que a infestação é causada por pragas, que podem, eventualmente, adentrar as embalagens e se alimentar dos grãos contidos no alimento. Os rígidos controles de qualidade das fábricas da MARS, onde produzimos os alimentos PEDIGREE®, somados às análises realizadas, nos dão condições de concluir que a infestação ocorreu em alguma outra parte da cadeia logística, seja na distribuição, no transporte ou na armazenagem. Isso não afasta a nossa preocupação, que está sempre focada no consumidor e na saúde do seu pet, e seguimos compartilhando nossas boas práticas com toda a cadeia. Qualidade é um princípio que PEDIGREE® não abre mão e trabalhamos, diariamente, para oferecer o melhor alimento a cada cão que alimentamos.

Mais contaminação

Não foi só a cachorra de Julia que passou mal com a ração. A estudante Maria Socorro Amorim também relatou algo semelhante: “a minha cachorrinha usava essa marca de ração e também tinha diarreia e vômito”. Já a Rita de Cássia Ferreira trocou de marca quando o cachorro dela começou a passar mal. “Quando a minha parou de comer a ração pra bebê eu dei Pedigree, mas ela teve um desarranjo intestinal. Assim que acabou o pacote eu troquei de marca”, conta.
Esta não é a primeira vez que a marca Pedigree é acusada de vender ração contaminada. Em uma plataforma de reclamações na internet, há pelo menos 10 registros de consumidores que dizem ter encontrado larvas e insetos no alimento dado aos seus animais de estimação. Algumas postagens são recentes; outras vêm desde 2016. Em quase todas, a fabricante diz que entrou em contato com os consumidores e procedeu a troca dos pacotes irregulares, mas que sua produção preza pela qualidade dos ingredientes utilizados.

Média a baixa qualidade

No ano passado, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) fez uma pesquisa avaliando a qualidade da ração das 15 marcas mais vendidas do país, entre elas a Pedrigree. Segundo a análise, conduzida pela técnica Marcia Carvalho, foram levados em consideração os parâmetros utilizados pela Federação Europeia da Indústria de Ração Animal (Fediaf), já que no Brasil não existe uma regulamentação específica sobre os níveis adequados de nutrientes para rações.
A Proteste indicou que oito marcas não atenderam aos parâmetros, sendo a Pedigree apontada como média qualidade, e a Champ (que pertence à mesma empresa), como ainda menor.
A Mars, proprietária das duas marcas, contestou a análise feita pela Associação e afirmou que não pode considerar as diferentes categorias e tipos disponíveis no mercado. Em nota na época, ela afirmou que conta com um rigoroso processo de escolha de fornecedores e que realiza auditorias periódicas nos ingredientes utilizados.
Antes ainda destas reclamações, em 2005, a Pedigree foi condenada a pagar uma indenização de R$ 18 mil a uma família que perdeu cinco cachorros intoxicados após comerem os biscoitos Mini Biscrok, que pertencem à marca. De acordo com o relato da dona de casa Tereza Regina do Couto, ela encontrou larvas e insetos dentro dos biscoitos, que teriam provocado gastroenterite hemorrágica e hepatite aguda nos animais.
LEIA MAIS: