Animal

Estudo revela que donos de cachorros são mais felizes do que os de gatos

Agência O Globo
03/02/2016 14:00
Thumbnail
Donos de cachorros são mais felizes, conscientes e menos neuróticos do que os donos de gatos, segundo um estudo conduzido pelo Mahattanville College, em Nova York.
Na pesquisa, cujo título em português seria algo como “Seu filhote é amoroso? Examinando o relacionamento entre bichos de estimação e bem-estar”, os cientistas examinaram a relação de 263 pessoas com seus mascotes.
Os resultados indicam que não há uma diferença significativa nos níveis de felicidade, traços de personalidade e emoções positivas e negativas entre donos de bichos de estimação e pessoas que não têm animais em casa.
No entanto, os donos de animais estariam mais satisfeitos com a vida — e as pessoas que têm cachorros marcaram notas mais altas em todos os quesitos de bem-estar do que os entrevistados que possuem gatos.
Outra pesquisa, transmitida em um documentário chamado “Gatos x cachorros”, na emissora britânica BBC, indicou que os cachorros amam mais os seus donos do que os outros. “Temos grandes provas de que os cachorros amam mais os humanos “, assegura o neurocienta Paul Zak, que conduziu o levantamento. “Alguns estudos já mostraram que, quando os donos de cachorros interagem com eles, ambos liberam oxitocina, um hormônio ligado ao prazer. Por exemplo, quando vemos nossa mulher ou filhos, o seu nível em nossa corrente sanguínea aumenta de 40% para 60%”, conclui.
Zak conferiu o índice de oxitocina em gatos e cachorros ao interagirem com seus donos. O cientista coletou amostras de salivas de dez felinos e dez caninos em duas ocasiões — dez minutos antes dos jogos e depois do fim das brincadeiras.
O nível do hormônio, um indicador de felicidade, cresceu, em média, 57,2% nos cachorros, e apenas 12% nos gatos. “Isso mostra como os cachorros realmente se importam com seus donos”, atesta Zak. “Também foi uma boa surpresa descobrir que os gatos produzem algum nível de oxitocina. Pelo menos sabemos que, em algum momento, eles ligam para os humanos”, encerra.