Animal

Exame alérgico, feito com coleta de sangue, testa até 91 alérgenos em animais

Carolina Kirchner Furquim, especial
16/08/2016 23:00
Thumbnail

Foto: Visual Hunt

Não são só os humanos que sofrem com alergias. Nos animais, as reações alérgicas são causadas por inúmeros agentes e devem ser observadas. Entre os vilões estão pólen, fungospicadas de insetos, parasitas, substâncias químicas e até mesmo determinados alimentos. Com tantos alérgenos, nem sempre é possível realizar o diagnóstico clínico, sendo fundamental um exame de sangue para identificar a causa da alergia. “O exame de sangue, capaz de identificar o agente causador, é o mais comum, pois indica o tratamento ideal e preciso para cada caso. Os hábitos do bichinho, como alimentaçãoimunoterapia também entram na investigação do veterinário”, explica a veterinária Andressa Felisbino, da DrogaVET.
Spot Teste
O Spot Test é um exame recomendado para encontrar o agente desencadeante da alergia no animal. O teste avalia 91 alérgenos, que podem ser alimentos, pólen de plantas, insetos, fungos, poeira, entre outros. Estes alérgenos vão reagir com os anticorpos presentes no soro do animal e acusarão qual é a substância nociva a ele. O teste possui alta sensibilidade e especificidade e requer apenas uma coleta de sangue, conferindo mínimo estresse ao animal. Em Curitiba, o exame pode ser feito na Pet Imagem.
LEIA TAMBÉM
Sintomas
Dependendo do agente causador, os sintomas podem ir além de irritações na pele. Certas alergias podem causar ainda perda de apetite e diarreia. É importante estar atento a áreas de vermelhidão ou queda do pelo do animal. Substâncias mais fortes como ácidos bóricos, peróxido de sódio, amônia e cloro, presentes na formulação de certos produtos, podem causar inúmeras reações como dermatites, irritação ocular, ressecamento das narinas e, ainda mais grave, problemas pulmonares.
Onde fazer
Relacionamos aqui algumas clínicas veterinárias em Curitiba, que realizam o exame de sangue e também complementares, tais como raspado de pele, citologia, cultura fúngica e exame parasitológico. Confira:
AnimalClinic
Avenida Paraná, 4381 – Santa Cândida
(41) 3257-5409
VetDerm
Rua Frederico Cantarelli, 198, loja 04 – Bigorrilho
41 3042-5332
Pet Imagem
Rua Senador Batista de Oliveira, 202 – Jardim das Américas
(41) 3076-4300