Animal

Filme “Pets – A Vida Secreta dos Bichos” explora a vida de animais que ficam sozinhos em casa. Saiba como agir nessa situação

Da redação
25/08/2016 15:07
Thumbnail

Foto: Divulgação Illumination Entertainment

O que seu bichinho faz quando você sai de casa? Guiadas por essa curiosidade, muita gente já encontrou uma maneira de “espiar” o amigo depois de bater a porta. O que se vê, nos vídeos postados internet afora, são cenas fofas, emocionantes, hilárias e surpreendentes. E é exatamente sobre essa temática que se constrói o roteiro da animação “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, que estreia hoje, 25/8, nos cinemas de todo o país: o que os animais fazem quando os donos saem de casa.
Foto: Divulgação Illumination Entertainment
Foto: Divulgação Illumination Entertainment
Além das (muitas!) aventuras protagonizadas pelos bichinhos, o filme levanta questões comportamentais do universo pet, como ciúme, choque de personalidade, ansiedade e euforia. Se na tela os peludos aproveitam o tempo livre para assaltar a geladeira, mexer nas coisas do dono, ouvir heavy metal e até jogar videogame, na “vida real” a rotina, que não parece tão divertida, exige alguns cuidados especiais para garantir o bem-estar do animal que passará algumas horas sem companhia.
LEIA TAMBÉM
A médica veterinária Karina Mussolino, das clínicas Petz, elencou algumas orientações importantes para donos de pets que precisam ficar sozinhos. E ela também alerta: em casa, é preciso deixar um pouco o celular de lado e dedicar parte do tempo livre aos bichinhos. Confira:
– Desde filhote, o dono deve ensinar o pet a ficar sozinho, pois é assim que se condiciona o comportamento, mesmo que haja choro no início.
– No começo, evite despedidas para que o animal não perceba que você está saindo de casa. O ideal é sair sem que ele veja. Também não faça festa ao chegar.
– Deixe os brinquedos em local acessível para que ele possa brincar. Além das bolinhas e pelúcias, existem alguns onde é possível esconder a ração ou petiscos, o que desafia e entretém o animal. Lembre-se: a distração é fundamental para evitar que o animal destrua móveis e objetos da casa.
Foto: Divulgação Illumination Entertainment
Foto: Divulgação Illumination Entertainment
– Leve o bichinho para uma caminhada, de preferência, antes de sair para trabalhar. É uma forma de reduzir a ansiedade e cansá-lo, o que vai estimular o sono mais tarde.
– Evite deixar o pet confinado em um lugar pequeno demais. Em um espaço maior ele poderá caminhar e se entreter com mais facilidade e conforto.
– Muitos cães e gatos gostam de passar o dia na janela, observando a rua. Se tiver uma tela de proteção e o espaço for seguro, deixe livre o acesso. Observar o que acontece lá fora é também uma maneira de espantar o tédio.
– Se for preciso, deixe a televisão ou o rádio ligados, pois o som ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade que o animal sente por estar sozinho.
– Também é interessante deixar uma peça de roupa, para que ele sinta o cheiro do dono e fique mais tranquilo.