Animal

Gato “ator” de novela e outras raças exóticas participam de evento em Curitiba

Redação
13/07/2017 10:54
Thumbnail

O Maine Coon Bartolomeu, que participou de novela, estará no evento. Foto Glória Linares

Duas “celebridades” felinas participam do o 1º Encontro de Raças Felisul, no HiperZoo, em Curitiba:  Bartolomeu, o Maine Coon que atuou na novela infantil Cúmplices de um Resgate, e Daruma Mika, gata que ganhou o título de campeã mundial do World Cat Show 2016. A mostra conta ainda com a participação de criadores de diversas regiões do Brasil apresentando as raças: Norueguês da Floresta, Bengal, Ragdoll, Exótico, Maine Coon e British Shorthair.
O evento quer mostrar as principais características dessas raças, esclarecer dúvidas dos tutores e interessados em adquirir um gato, além de mostrar algumas curiosidades sobre os felinos famosos. Criadores das seis raças estarão à disposição para conversar com o público.
Conheça mais sobre os gatos do evento:
Maine Coon:
L.B. Master Up, o Maine Coon de 8,2kg e 3 anos de idade, é mais conhecido como Bartolomeu, por conta do seu sucesso na novela. É o mais famoso membro do gatil L.B. Master, de São Paulo, e um autêntico representante da maior raça de gato doméstico do mundo. Conhecidos pela inteligência e temperamento extremamente doce e carinhoso, os gatos dessa raça crescem até os 4 anos e um macho adulto castrado pode chegar a pesar até 10kg (sem ser obeso) e a medir 1,20m. Outra curiosidade é que interagem muito com seus tutores e vocalizam um som diferente do miado comum, que mais parece um arrulhar de passarinhos. O temperamento sociável é uma forte característica da raça.
Persa de pelo curto:
Daruma Mika, o "persa de pelo curto". Foto Silvia Pratta<br>
Daruma Mika, o "persa de pelo curto". Foto Silvia Pratta<br>
Daruma Mika, gata de 3 anos da raça Exótico, conquistou título de Junior Winner na Argentina em 2014 e, no mesmo ano, o título de Gato do Ano, pelo Clube Brasileiro do Gato. Foi National Winner brasileira em dois anos e, em 2016, World Winner como melhor fêmea do mundo. A premiação avalia a morfologia e o padrão, segundo o standard da raça. Pertence ao criador Alex Martins do Gatil Daruma, de Sorocaba (SP). Representa muito bem essa raça conhecida como “persa de pelo curto”, cuja pelagem tem um aspecto de pelúcia e o temperamento é carinhoso e brincalhão. Outro “famoso” gato dessa raça é o personagem Garfield.
 Bengal:
Gato da raça Bengal, que tem características semelhantes a uma jaguatirica, também participa do evento. Foto: Gatil TomiFerr
Gato da raça Bengal, que tem características semelhantes a uma jaguatirica, também participa do evento. Foto: Gatil TomiFerr
A raça Bengal tem características semelhantes a uma jaguatirica ou gato selvagem. É o resultado do cruzamento do American Shorthair com o selvagem Leopardo Asiático (ALC – Asian Leopard Cat).  São ativos, dóceis, curiosos, companheiros e inteligentes, sendo muitas vezes comparados aos cães. A fêmea pesa entre 3,6 e 5,4 Kg, e machos 4,5 kg, podendo chegar até aos 9 Kg. Já o Ragdoll destaca-se pelos olhos azuis, pelagem longa e porte grande, enquanto o British Shorthair é um gato robusto, compacto e de pelagem densa. É a raça mais antiga reconhecida e inspirou Lewis Carroll na criação do Gato Risonho, filme Alice no País das Maravilhas, por ter a característica de sempre parecer estar sorrindo.
Norueguês da Floresta:
Norueguês da Floresta. Foto: divulgação
Norueguês da Floresta. Foto: divulgação
Outra curiosa raça é o Norueguês da Floresta, uma raça de gatos gigantes, com corpo musculoso e que possui pernas traseiras ligeiramente mais altas, o que os ajuda na caça. Sua pelagem é formada por três tipos de pelos: subpelo lanoso, o pelo longo (intermediário) e os guard-hair que, originalmente, serviam para evitar que a neve atingisse as camadas inferiores da pelagem. São gatos muito carinhosos e inteligentes.
SERVIÇO:
1º Encontro de Raças Felisul no HiperZoo, sábado (15 de julho) das 11h às 17h
Entrada: 1kg de ração vale 4 ingressos para a mostra
Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3078-0909

* * *

LEIA TAMBÉM: