Animal

Gatos “vira-latas” vão competir na exposição internacional em Curitiba

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo
06/07/2016 08:00
Thumbnail
Faltam menos de quatro dias para o evento mais esperado entre os apaixonados por gatos. Neste fim de semana (9 e 10 de julho), bichanos de todo o Brasil estarão reunidos para a primeira exposição internacional de gatos de Curitiba, promovida pela Felisul, filiada à Federação Internacional Felina (Fife).
Serão 14 raças competindo em cinco categorias: pelo longo, pelo semi-longo, pelo curto, orientais e sem pelo, e a novidade é que gatos sem raça definida (SRD), carinhosamente chamados de “vira-latas”, também vão disputar na competição. Entre os 127 bichanos inscritos, dois são vira-latas – e um deles será o Best in Show da categoria SRD.
LEIA TAMBÉM:
“O juiz avalia o padrão da raça, ou seja, o gato que apresentar com mais fidelidade as características da raça original, como tamanho, posição de orelhas e olhos, por exemplo, tem grandes chances de ser escolhido e concorrer ao Best in Show no final do dia”, explica William Leite, diretor social da Felisul. Gatos de raças cruzadas são considerados SRD, por isso há dificuldade em estabelecer um padrão entre eles.
Regras
Para participar do concurso, todos os gatos devem estar com as vacinas em dia. Além disso, precisam conter microchips de identificação e não podem apresentar sinais de doença. Nos dois dias de evento, os gatos também passarão por uma inspeção veterinária antes da competição.
É proibida a entrada de gatos não inscritos no evento.
SERVIÇO:
Show Internacional da Felisul
Dias: 9 e 10 de julho
Endereço: Rua Nilo Peçanha, 1907. Bom Retiro
Horário: das 12 às 17h30.                        
Ingresso: uma lata de leite em pó.
Organização
A Felisul (Associação Felina Brasil Sul), organizadora da exposição, é uma associação sem fins lucrativos que organiza eventos beneficentes voltados aos felinos.
A entrada para o evento é uma lata de leite em pó, que será doada ao Hospital Pequeno Príncipe. A mesma quantidade de leite será convertida em areia e doada para a ONG Miaudota.