Animal

Global Big Day acontece neste sábado: 24 horas de observação de aves

Redação
13/05/2017 09:00
Thumbnail

Sai Azul: um dos pássaros fotografados pelo observador Sérgio Gregório, em Curitiba.(Foto: Sérgio Gregório) | Sergio Gregorio da Silva

Poucos sabem, mas o Paraná (e também Curitiba) é um dos principais destinos do país para os praticantes do birdwatching, termo utilizado para designar a prática de observação contemplativa de aves. Neste sábado (13) quem já é adepto da atividade pode participar do Global Big Day, evento global no qual os praticantes de birdwatching reservam a data para observar aves e postar suas listas na plataforma eBird. O site funciona como uma base de coleta de dados, que resulta em um material utilizado principalmente para a realização de projetos e pesquisas.
O objetivo do evento é observar o maior número de espécies de aves em 24 horas e contribuir para esse banco. De acordo com o próprio eBird, os dois últimos eventos contribuíram para bater recordes mundiais de registros de espécies. Somente em 2016, a inclusão de listas em um único dia mostrou mais de 60% das espécies que existem no mundo e avistamentos vindos de mais de 17.500 observadores espalhados por 154 países.
Macuquinho da Várzea: raridade fotografada em Curitiba também por Sérgio
Macuquinho da Várzea: raridade fotografada em Curitiba também por Sérgio
No Paraná, os observadores de aves contam com a Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, como um dos lugares que oferece uma grande quantidade de espécies para serem observadas. No último final de semana, um grupo esteve no local e em um único dia registraram aproximadamente 80 espécies.
“Todas as pessoas são observadores de aves em potencial. A vida nos dá esse vínculo com a natureza. E quando começamos a prestar atenção nos detalhes, essa observação vai ficando cada vez mais interessante”, conta o ornitologo Fernando Straube, pesquisador com mais de três décadas de experiência e 50 mil horas de trabalho de campo acumuladas.
Ele salienta que só na região de Curitiba é possível enxergar quase 400 espécies de pássaros, sobrevoando os parques urbanos, as reservas naturais e até mesmo os bairros e o centro da cidade. “ Os parques municipais abrigam grande parte dessas espécies, mas em qualquer lugar é possível observar os pássaros”, diz. Para Straube, nos últimos anos, as conveniências tecnológicas e celulares com câmeras cada vez mais potentes despertaram na população o desejo de registrar as aves observadas.
Leia também: