Animal

Gourmetização canina: churros e cerveja para animais

Bruna Covacci
02/09/2015 17:15
Thumbnail
Os bichos são um reflexo do que comem. Por isso, a maioria dos veterinários defende a alimentação baseada apenas em ração, com alimentos de qualidade, compatíveis com suas necessidades calóricas e com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. No entanto, como resistir ao olhar de pidão do cãozinho enquanto você almoça ou janta?
Pensando nisso, Curitiba vai ganhar o seu primeiro Espaço Gourmet destinado a cães e gatos. Com um cardápio diferenciado, será possível encontrar chocolates específicos para os pets – feitos de alfarroba e que podem ser degustado pelos donos também. Os kibes, por exemplo, serão feitos com farinha integral e sem adição de manteiga. O espaço poderá receber os donos com seus cães, que poderão degustar os petiscos lá mesmo. Localizado na Vila Izabel, o Pet Sabor será inaugurado na primeira quinzena de outubro.
Para celebrar os aniversários dos cachorros a PETITOS desenvolveu uma linha  exclusiva para cães. Coxinha, brigadeiro, beijinho, pasteizinhos de carne, kibe, enroladinho de salsicha e mini churros para cães, todos com aspecto e aroma muito similar ao que comemos. Os produtos contém hexametafosfato de sódio, que auxilia na higiene bucal dos animais, assim como a ração. De acordo com a médica veterinária Ana Paula Ferreira Castro, da Animal Clinic, por meio da alimentação correta, o animal realmente pode evitar o acúmulo de tártaro nos dentes e o desenvolvimento de problemas cardíacos e renais, além de doenças periodontais.
A cerveja é outro item que se destaca na gourmetização canina. A Dog Beer, antes produzida pelo SENAI (que desenvolveu a fórmula inédita) em uma cervejaria artesanal humana adaptada, agora tem uma nova estrutura com capacidade produtiva de 7.000 garrafas ao dia e 100% da produção do petisco líquido – que não leva álcool e gás carbônico, substâncias que fazem muito mal à saúde dos animais.
Na hora de comprar alimento para o seu cãozinho, independente dele ter formato e aspecto de snack, a professora de nutrição animal do curso de Zootecnia da UFPR, Ananda Portella Felix, recomenda olhar o rótulo dos pacotes e balancear o melhor para o animal e para o bolso do dono. “Analise a quantidade de proteína bruta e de extrato etéreo [também chamado de lipídios ou simplesmente gordura]”, aconselha a especialista. Na maioria das vezes, quanto maior a quantidade desses componentes, mais completa e energética é a ração.