Animal

Hora de refrescar

Rodolfo Stancki
22/12/2013 02:08
Quando os termômetros batem nos 30ºC, o poodle Killer e a lhasa apso Fiona correm para o banheiro da bancária aposentada Milena Celligoi Zipperer, 58 anos. “Eles buscam o piso de cerâmica para refrescar o corpo”, explica. Nos dias quentes de verão, o cômodo do apartamento serve de abrigo para os cães da família.
Assim como ocorre com os humanos, que aliviam as altas temperaturas da estação com roupas mais leves, protetores solares e bebidas geladas, os animais também precisam de cuidados especiais nesta época do ano. Para os cachorros peludos, a opção mais óbvia é a tosa – que está na lista de prioridades para Milena nas próximas semanas. “Vou deixá-los quase pelados”, brinca.
Além da tosa, os donos também costumam aumentar a frequência dos banhos nos caninos durante o verão. O ideal é não passar de um por semana, pois a umidade pode aumentar a incidência de doenças de pele, outro problema típico do calor.
Insetos como pulgas, pernilongos e carrapatos também se tornam incômodos para cães e gatos, que ficam mais vulneráveis às alergias e aos parasitas. Por isso, deixar os vermífugos em dia e passar produtos antipulgas são hábitos essenciais para manter a saúde animal.
O médico veterinário Fábio Mocelim, da clínica Cevet, alerta que os donos também precisam tomar cuidado com os passeios durante os dias quentes. “Se a temperatura estiver muito elevada, as calçadas e asfaltos podem até queimar as patas dos cachorros.” O ideal é restringir os passeios para antes das 10 horas ou depois das 16 horas, quando o sol está mais baixo.
Líquidos
Outra opção para refrescar a vida dos pets durante o verão é prestar atenção no consumo de água, que aumenta significativamente durante este período. Às vezes, pedras de gelo na tigela funcionam como um bom paliativo para controlar o calor, explica Mocelim. Especialmente se o animal arfar muito, um indício de que ele está tentando controlar a temperatura corporal.
Roedores e pássaros também precisam de atenção durante esta época do ano. Como os gatos, essas espécies não podem tomar banho. Logo, os donos precisam deixá-los longe do sol forte. “Hamsters e chinchilas gostam de pedras de mármore para se refrescarem”, lembra Raquel Lemos Silva, médica veterinária da clínica Vida Livre. A profissional diz que, para fugir do calor, vale até deixar o ventilador ligado. O importante é não esquecer como as altas temperaturas também afetam nossos bichinhos.