Animal

Uma mão no nascimento dos filhotes

Willian Bressan
05/02/2016 22:00
Thumbnail

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O estudante de medicina veterinária Flávio Freitag, 22 anos, estava na universidade quando recebeu o telefonema da mãe informando que a dálmata Layla estava dando à luz. “Ela começou a ter o filhote sozinha, mas como era o primeiro, ele nasceu morto, depois de ela ficar o dia todo em trabalho de parto. Depois eu cheguei, coloquei um colchão e cortei o cordão umbilical”, relembra Flávio, que aconselha os donos: “no começo a pessoa pode ficar enojada e com medo (pois há muita secreção), mas esse apoio, ter alguém junto, é importante”, afirma, que depois ajudou no parto das filhotes Cecília e Sáfira, hoje com 9 meses.
Para que tudo saia bem – para as mães, filhotes e donosplanejamento é fundamental e há tempo para isso. O período de gestação das cachorras é de aproximadamente 63 dias, podendo variar entre 58 a 68 dias. “Os proprietários devem fazer todos os exames prévios para descartar doenças infecto contagiosas, como brucelose; e também devem realizar a vacinação e vermifugação para aumentar a quantidade de anticorpos que devem ser transmitidos da fêmea ao filhote”, orienta Thais Andrade Costa Casagrande, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo.
Os sinais da gestação começam a ficar evidentes de três a quatro semanas depois do acasalamento. E atenção:  elas engordam, ficam mais calmas e os mamilos se tornam mais avermelhados ou rosados. Apesar disso, os bichos podem brincar e pular normalmente.
Preparação
Durante os últimos 20 dias de gestação, cachorras e gastas costumam comer mais e os donos devem deixar. Um pouco antes do parto, o comportamento do pet se altera, mas nada que precise se preocupar. “O dono deve procurar um lugar para que o animal ganhe os filhotes, que seja confortável e seguro. Se possível, rasgue papéis ou junte paninhos para montar um ninho. Quanto mais normal o ambiente, mais a gata ou cachorra vai se sentir confortável e mais fácil será o parto”, explica Rita Rocha, coordenadora adjunta do curso de Medicina Veterinária da PUCPR.
As gatas tendem a procurar lugares estranhos e escondidos para dar à luz. Por isso, providencie uma caixa de maternidade e mostre à ela. “Essa caixa será usada para o momento do parto e para manter os filhotes após o nascimento. Pode ser de papelão, mas tem que confeccionar uma porta de entrada para evitar que ela tenha que saltar para entrar”, salienta Thais.
Normalmente os animais conseguem realizar o parto sozinhos.  No entanto, cachorras de pequeno porte e as gatas de raças braquicefálicas (do focinho achatado) podem apresentar alguma dificuldade, necessitando de ajuda para realizá-lo.  O bicho irá comer a placenta e todos os anexos que acompanham, o que é muito importante que aconteça para que a fêmea possa recuperar as energias para continuar o parto e estimular a descida do leite.
“Se a mamãe estiver muito ansiosa, principalmente no primeiro parto, para ajudar os proprietários podem providenciar alguns materiais como toalhas limpas para secar os filhotes, fio para ligar o umbigo, caso ainda apresente hemorragia, aspirador nasal ou movimentos para cima e para baixo para limpeza das vias aéreas, garrafas pets com água morna para aquecer os bebês, local confortável e quente para manter os filhotes enquanto tiver acontecendo o parto”, recomenda a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo.
Check-list
Foto: BigStock
Foto: BigStock
Confira as dicas para que o parto seja seguro para o animal e para o dono:
Exames
Verifique com o médico veterinário quais são os exames necessários antes da hora do parto.
Sinais
Durante a última de semana de gestação o bicho pode parecer cansado e perambular pela casa à procura de um lugar para o nascimento dos filhotes. Mais ou menos 1 dia antes do trabalho de parto, o útero irá baixar consideravelmente e o dono poderá notar uma pequena descarga vaginal poucas horas antes do nascimento.
“Ninho”
Prepare o lugar onde ela irá dar a luz como se fosse um ninho. Escolha um local seguro, fresco , sem corrente de vento e sem interferência de outros animais, crianças ou pessoas estranhas. Deixe o espaço com panos limpos e forrado com jornal.
Água
Entre as contrações a cachorra ou a gata poderão ficar ofegantes e quererem água. Deixe-as à vontade, com água sempre fresca próximo.
Deixe com a mãe
O dono deve deixar os filhotes sempre com a mãe, porém no momento da expulsão de cada filhote deve retirá-los e deixá-los em local aquecido, para evitar que se molhem novamente. Assim que o outro animal nascer, retorne o filhote para a mãe para estimular a descida do colostro, que é muito importante na alimentação dos bichos nas primeiras 24 horas.
Sempre a mão
Tenha sempre os telefones de emergência do seu veterinário e de hospital ou clínica veterinária, que tenha atendimento 24 horas, perto de sua casa para qualquer imprevisto.