Animal

Fotógrafo captura fotos e vídeo raros de lobo-guará no Cânion Guartelá;confira

Rafael Costa
04/08/2017 08:00
Thumbnail

Foto: Mauricio Pereira/Acervo pessoal

Um raro registro de lobo-guará foi feito pelo cineasta Mauricio Pereira no Cânion Guartelá, em Tibagi (PR), na madrugada da última quarta-feira (2). O paranaense, que hoje mora em Balneário Piçarras (SC), está visitando uma propriedade de sua família na divisa com o Parque Estadual do Guartelá, e vinha ouvindo uivos do animal há vários dias.
Às 5h da manhã de quarta, após uma noite à espreita, o bicho apareceu para a câmera.
“Por diversas vezes eu o avistei, mas nunca tinha conseguido filmá-lo”, contou Pereira, que fez o registro junto com a esposa, Daniely, que é fotógrafa.
“O lobo-guará é muito difícil de ser visto. É um bicho muito arisco, que era caçado, porque matava animais de moradores da região”,  conta o cineasta, em entrevista por telefone ao Viver Bem.
“Desta vez conseguimos fazer as imagens. Não com a qualidade que gostaríamos, mas pelo menos conseguimos registrar um animal ameaçado de extinção”, conta.
Veja o vídeo:
Raízes em Guartelá
A ideia de fazer e divulgar o registro de um dos animais que podem ser encontrados no cânion faz parte de um projeto maior de Pereira. Ele nasceu e cresceu na região, e se esforça para divulgar o Guartelá.
Pereira acabou de lançar um documentário, “Guarda te lá, que aqui bem fico”, que trata de aspectos geológicos e culturais do lugar, que é o maior cânion do Brasil.
Ele entrevistou estudiosos do cânion e antigos moradores guartelhanos. “É um documentário sobre um modo de viver raro, que hoje não é mais sustentável”, conta.
“O documentário busca explicar como o Guartelá se formou geologicamente, de forma intercalada com o conhecimento popular e cultural das pessoas que nasceram e ainda vivem no lugar”, diz.
No documentário, a bióloga Patrícia Michele da Luz ressalta a importância do lobo-guará para a região: o animal tem dieta onívora, o que inclui plantas nativas do local. Ao comê-las, ele acaba servindo como um dispersor de sementes. “O lobo-guará é muito importante na nossa região dos Campos Gerais também para a conservação do ambiente”, diz.
“Guarda te lá, que aqui bem fico” será exibido em Tibagi, em setembro, e será disponibilizado para atividades escolares no município. Confira o trailer:
O Parque Estadual do Guartelá fica a cerca de 200 quilômetros de Curitiba.
LEIA TAMBÉM