Animal

Manchas nos olhos

Envie sua dúvida para cadernoanimal@gazetadopovo.com.br
03/04/2010 03:10
Tenho uma poodle com manchas escuras de lágrimas. Há alguma forma de amenizar ou acabar com elas?
A ração tem influência no aparecimento delas? Posso dar algum remédio para evitar esse escurecimento dos pelos?
Alaíde Marek, de Campo Mourão, por e-mail.
Segundo o oftalmologista veterinário João Alfredo Kleiner, do Hospital Vete­rinário São Bernardo, as manchas de lágrima são causadas pela ação das bactérias presentes na pele sobre um pigmento chamado lactoferrina, encontrado no filme lacrimal. O acúmulo – ou extravasamento – de lágrima no canto interno dos olhos acontece por conta de obstruções no sistema de drenagem lacrimal. Ou seja, ao invés de ser drenada para o nariz, a lágrima escorre pelo canto do olho causando o umedecimento da região e uma mancha bem escura com o passar do tempo. Esta patologia é chamada de epífora.
Kleiner, que fez sua dissertação de mestrado sobre o tema, explica que o mais indicado é investigar a razão da obstrução do sistema de drenagem e tratar a causa – e não a consequência da doença. E o ideal é procurar um oftalmologista veterinário.
Os produtos e alimentos existentes no mercado para o tratamento desta patologia atuam somente no aspecto estético, ou seja, na mancha do pelo. Assim que o uso é suspenso, o problema pode voltar.