Animal

Manual de boa convivência

Caroline do Prado, especial para a Gazeta do Povo
28/12/2015 09:00
Thumbnail
Passeios no fim de semana, ir a cafés e restaurantes, reuniões com os amigos ou um dia no clube. Essas são atividades comuns de muita gente, mas também (e cada vez mais) de diversos cães e gatos.
Companheiros para todas as horas, os animais de estimação deixaram o espaço do lar e passaram a ter uma vida social intensa. No entanto, nem sempre eles estão prontos para conviver em sociedade e acabam trazendo transtorno para os seus donos, que muitas vezes não sabem como lidar com a situação.
Portanto, algumas regras são necessárias para que essa convivência seja mais harmoniosa e pacífica. A seguir você confere seis dicas das veterinárias Rhéa Cassuli Lima dos Santos e Ceres Berger Faraco, de como colar em prática as boas maneiras:
Passeio
Vai passear? Então não esqueça o saco plástico ou de papel para recolher os dejetos do seu animal de estimação, e a coleira, para evitar acidentes. Se o cão for de grande porte ou de raça considerada agressiva, é preciso usar focinheira.
Elevador
Use sempre o elevador de serviço, de preferência com o animal de estimação no colo ou firmemente preso à coleira. Os cães grandes ou agressivos também devem ficar com a focinheira até chegarem em casa.
Pet friendly
Não é porque os locais permitem a entrada de animais que eles estão livres para fazer o que quiserem. Segundo as especialistas, esses estabelecimentos são recomendados para pets já habituados à companhia de pessoas e de outros bichos. O saquinho de dejetos e a coleira tampouco estão dispensados.
Visitas
O amigo de quatro patas só deve ser levado à casa de outra pessoa se for convidado. “Nem todo mundo se sente confortável em receber um animal de estimação. Nessas horas, o diálogo é a melhor forma de resolver o impasse. Afinal, a vontade do anfitrião deve ser respeitada”, ressalta Ceres.
Adestramento
O animal de estimação precisa conhecer os controles básicos e respeitá-los em qualquer situação. “Todos se beneficiam com um pouco de disciplina e controle. É muito bom e importante, por exemplo, ensiná-lo a passear tranquilamente e com segurança”, explica Rhéa.
Festas
Para evitar transtornos em festas e jantares, por exemplo, a dica é deixar o pet preso em um cômodo com água e comida. Se estiver desconfortável com a situação, pergunte aos convidados se ele pode fazer parte da festa. Em caso afirmativo, libere-o – mas fique atento ao comportamento.