Animal

Máquina alimenta animais de rua em troca de materiais recicláveis

Redação, colaborou Monique Portela
18/04/2017 08:51
Thumbnail

Para que a ração seja liberada é preciso inserir materiais recicláveis na máquina. Foto: Divulgação

Uma máquina curiosa, que parece uma máquina de refrigerante, tem chamado a atenção no centro de Istambul, a maior cidade da Turquia.
Unindo sustentabilidade e responsabilidade social, a empresa turca Timtaş Yönetim lançou um projeto chamado Pugedon, no qual máquinas espalhadas pela cidade liberam ração animal a cada vez que materiais recicláveis são colocados em seu interior.
A invenção tem o propósito de ajudar os mais de 150 mil animais de rua que vivem na cidade, ao mesmo tempo em que contribui com questões ecológicas.
O processo funciona da seguinte maneira: a cada 10 gramas de material reciclável, como garrafas de vidro, garrafas plásticas, latas e caixinhas de papelão, a máquina libera até 100 gramas de ração em um recipiente. Outra entrada na máquina permite que o conteúdo das garrafinhas de água seja despejado, assim a água também é reaproveitada e disposta em outro recipiente.
A bateria interna, que funciona à base de energia solar, permite que a máquina seja usada 50 mil vezes. O dinheiro arrecadado com a venda dos materiais recicláveis cobrem os custos da ração.
LEIA TAMBÉM: