Animal

O perigo do coque canino

Thatiana Bueno
29/08/2015 15:09
Thumbnail
Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Quem nunca viu um cachorro bastante peludo em um dia de calor e não imaginou que uma tosa poderia aliviar? Ou então encomendou aquela roupa bem quentinha para o pet enfrentar o frio? Pois agora uma nova interferência no visual dos cães é fazer um coque com as orelhas presas no alto da cabeça. Lembrando o novo estilo que é moda entre homens de longas madeixas, a tendência ganhou até a hashtag #DogBun nas redes sociais e está sendo bastante compartilhada no Instagram.
Moda e contraindicação
O hábito de prender os pelos, e junto as orelhas do cão, no alto da cabeça pode parecer útil, até mesmo um sinal de alívio, e apesar de não ser um costume novo para as raças de pelo longo, o uso diário e indiscriminado desses coques pode trazer consequências sérias para o animal. O Viver Bem foi conversar com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da PUCPR, professora Rita Maria Venancio Mangrich Rocha, e segundo ela prender as orelhas é totalmente contraindicado, “pois elas servem para proteção do ouvido e quando presas, podem permitir a entrada de água, sujidades, ectoparasitas, agentes infecciosos e insetos, levando ao desenvolvimento de otite externa, que quando não tratada, pode não ter uma boa evolução”.
Higiene e prendedor
Porém, Rita indica que prender as orelhas momentaneamente pode sim acontecer, nas raças que possuem orelhas longas, e o tipo de prendedor é um fator importante. “Durante a alimentação é até recomendado como medida de higiene, mas o elástico ou presilha utilizado deve ser de compressão suave, sob o risco de causar traumas na cartilagem auricular. Em algumas raças, pode mesmo predispor ao desenvolvimento de otohematomas”, diz.
Não tem jeito, as fotos arrancam suspiros, mas as orelhas do seu cão não devem ser ligadas por aqueles elásticos de borracha que podem prender de forma irreversível alguns pelos, fazendo com que quebrem e sejam arrancados, até causando feridas. O ideal é optar por elásticos de silicone, inteiriços ou revestidos com tecido. Outra alternativa é utilizar lenços para prender com estilo e sem machucar.
Fotos: Instagram
Fotos: Instagram