Animal

O que fazer para evitar que seu cão seja roubado

Redação
17/11/2016 14:39
Thumbnail

O cachorro Turag, da raça pug, foi roubado enquanto a tutora passeava com o animal, em Curitiba. Foto: reprodução Facebook

O roubo de um cachorro da raça pug tem mobilizado as redes sociais, em Curitiba. A dona do cachorro, Aline Andrade, mora nos Estados Unidos e o cachorrinho de dois anos, chamado Tupac, estava com a mãe dela quando foi roubado. “Pior ainda do que roubar foi apontar uma arma para minha mãe”, disse Aline, emocionada, em um vídeo que divulgou em sua página no Facebook. Para ela, o cachorro faz parte da família. “Muita gente fala que um bichinho de estimação é como um filho. Não é exagero, é isso mesmo”, disse, reforçando o apelo para que qualquer informação sobre o cachorro seja repassada à polícia.
Mas o que fazer em caso de roubo de cachorro? Essa não é a primeira vez que esse tipo de caso mobiliza as redes sociais. Várias ONGs e páginas nas redes sociais são dedicadas à divulgar animais desaparecidos, roubados ou perdidos. A página intitulada “Cães Roubados” reúne quase dois mil participantes e pelo menos uma vez por semana alguém posta um caso de um cachorro roubado.
Aline, tutora do cachorro há dois anos, faz apelo nas redes sociais para que devolvam o bichinho. "Faz parte da família", diz. Foto: Reprodução Facebook.
Aline, tutora do cachorro há dois anos, faz apelo nas redes sociais para que devolvam o bichinho. "Faz parte da família", diz. Foto: Reprodução Facebook.
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná, no entanto, não tem dados específicos sobre o roubo de cachorros, apenas sobre roubos e furtos em geral. No entanto, o órgão ressalta a importância de realizar um Boletim de Ocorrência sobre o roubo do animal na delegacia mais próxima.
No caso do pug roubado, por exemplo, a tutora, mãe de Aline, passeava com o animal perto de casa, no bairro Santa Cândida, quando uma dupla se aproximou em um Gol Preto e pediu o cachorro, com uma arma apontada para vítima. Não há como saber o objetivo dos ladrões, mas cães de raça geralmente são roubados para servir para reprodução ou mesmo presentear alguém. Qualquer informação sobre o cão pode ser repassada por meio do telefone (41) 99895-4076.
Para evitar que os cães sejam roubados, evite deixar os animais expostos ou sozinhos, como deixar do lado de fora ao entrar em um mercado, por exemplo. Sempre coloque plaquinhas de identificação, com o telefone do tutor, para no caso do cachorro ser abandonado, possa ser encontrado posteriormente. Evite também, sair com os cães, principalmente os de raça, sozinho. Faça grupos de amigos para fazer passeios e procure sempre lugares iluminados e nunca isolados. Em caso de roubo, ligue imediatamente para o número 190.
LEIA TAMBÉM