Animal

Cachorros roubados em Curitiba: o que fazer primeiro para recuperar o animal?

Redação
06/10/2017 15:28
Thumbnail

Meg e Catarina foram levadas por ladrões quando estavam na casa da tutora, no bairro Pinheirinho. Foto: arquivo pessoal

Faz um mês que as duas cachorras da bióloga Nena Bernal, moradora de Curitiba, foram roubadas de casa. Meg e Catarina, ambas da raça Yorkshire, estavam na garagem da residência, localizada no bairro Pinheirinho, quando o local foi invadido por dois homens armados.
Depois da experiência, a primeira atitude de Nena foi fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima de casa – atitude considerara fundamental pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná. O órgão não tem dados específicos sobre o roubo de cachorros no estado, apenas de roubos e furtos em geral.
Até o momento, porém, Nena reclama que não há nenhuma pista de onde os animais foram parar. “Elas são idosas, precisam de cuidados especiais. Uma delas é alérgica e a outra tem problemas no estômago. Eu só as queria de volta”, diz a bióloga, que estava com as cachorras há 10 anos.
Meu cachorro foi roubado, e agora?
Várias ONGs e páginas nas redes sociais são dedicadas a divulgar animais desaparecidos, roubados ou perdidos.
Apesar de a Secretaria de Segurança não ter dados sobre roubos de cachorro, o órgão faz um alerta para os tutores:
>> Não deixe os animais expostos ou sozinhos;
>> Sempre coloque plaquinhas de identificação, com o telefone do tutor, para no caso de o cachorro ser abandonado, possa ser encontrado posteriormente.
>> Evite também sair com os cães, principalmente os de raça, sozinho.
>> Faça grupos de amigos para fazer passeios e procure sempre lugares iluminados e nunca isolados. Em caso de roubo, ligue imediatamente para o número 190.
LEIA TAMBÉM