• Carregando...
O que se passa na cabeça dos cães
| Foto: GAZETA

Segundo o estudo “Consci­ência em animais humanos e não humanos”, publicado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, os cachorros têm memória e consciência do que ocorre a sua volta. “Os circuitos neurais de tomada de decisão parecem ter surgido evolutivamente ainda na radiação dos invertebrados”, diz o estudo.

Não espere, no entanto, que reflitam sobre temas muito elaborados. Eles percebem suas necessidades, seus sentimentos e podem até planejar uma ação. “Empurrar o pote para pedir comida é um exemplo disso”, comenta o professor de medicina veterinária da PUCPR, Paulo Parreira.

A maior habilidade dos cães, para Alexandra Hogwatz, autora do livro A Mente do Cachorro (Editora Best Seller Ltda, R$ 39,90), é a capacidade de “usar” o ser humano. “Na psicologia popular dos cães, nós somos suficientemente brilhantes para conseguir retirar coleiras e fazer aparecer uma infinidade de dádivas.”

E essa proximidade entre um cachorro e seu dono “desmente” uma outra crença humana sobre seus pets. Pelo menos em parte. Dá para se dizer que os cães têm um sexto sentido apurado, quando, por exemplo, rosnam para alguém. Porém, mais do que identificar o caráter da pessoa em questão, eles estão confirmando a opinião do dono. Ou seja, se eles não dão a mínima atenção para uma visita, quer dizer, muito provavelmente, que você também aja assim com a pessoa.

E na hora do sono

Os cães têm as mesmas fases de sono que os humanos: REM (movimento rápido dos olhos) e NREM (movimento não rápido dos olhos). “Se eles sonham, com certeza não é da mesma forma que nós”, conta Carolina Rocha, médica veterinária e mestranda em Psicologia Comportamental Animal da Universidade de São Paulo (USP). Os cães vão sonhar, muito provavelmente, com alimentos e brincadeiras. O que explica a agitação da schnauzer Tuca, 4 anos. “Enquanto dorme, ela mexe o bigode, levanta as sobrancelhas e dá até coices”, comenta a empresária Luciana Conti Pereira, 35.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]