Animal

Onda natureba chega aos pets

Luan Galani, especial para a Gazeta do Povo
04/11/2012 02:14
Arroz integral, batata doce, feijão, couve picada e aveia em flocos. Alimentos saudáveis presentes na mais corriqueira das refeições agora também fazem parte de rações vegetarianas caseiras para pets. Alguns donos decidiram estender a dieta “verde” aos animais e, com isso, passam uma borracha no velho estereótipo de que todo cão merece um belo pedaço de carne.
“Por natureza, cães e gatos trazem em sua herança uma essência carnívora, mas, por motivos evolutivos, podem ser classificados como onívoros. Por isso, desde que supridas as necessidades de energia e de nutrientes para um bom equilíbrio do organismo, podem adotar uma dieta vegetariana”, garante o veterinário Yves Miceli, especialista em alimentação e nutrição animal, com atuação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em universidades paulistas. As dicas de Miceli são simples: foque em alimentos completos e balanceados e use suplementos quando realmente houver necessidade, se prescritos por um profissional qualificado.
Na opinião de Diógenes Mar­­cello, veterinário há mais de 27 anos, algumas raças apresentam predisposição para determinadas doenças e, com a dieta vegetariana, é possível encontrar alimentos que auxiliem na prevenção. “Quem deseja fazer essa mudança de dieta tem duas opções: rações vegetarianas industrializadas, que são bem completas, ou rações caseiras. Se optar pela alternativa mais caseira, que é um pouco mais trabalhosa, procure um especialista e dobre a atenção com a alimentação do animal”, ressalta Marcello.
Maçã & cia
“É uma decisão natural querer manter os valores de respeito à vida quando alimento meus pets”, defende o programador de computadores Anderson Santos, 28 anos, que se tornou vegetariano há mais de nove anos e há quatro decidiu alterar a dieta de seus quatro cachorros mestiços. “Eu os alimento tanto com ração vegetariana industrializada quanto com comida caseira, o que inclui frutas como maçã e manga, que servem de ossinhos para eles”, diz Santos, que já traduziu para o português o livro Cães veganos: nutrição com compaixão, do veterinário e pesquisador James O’Heare.