Animal

Os pit bulls também amam

Rafaella Coury, especial para a Gazeta do Povo
24/08/2014 03:14
A publicitária Carmen Azevedo sempre foi apaixonada por cachorros de grande porte e, há 14 anos, decidiu comprar um filhote de pit bull. O Fred, nas palavras dela, “ainda não descobriu que é um pit bull”. De coloração bege, ele é extremamente dócil e manso. Quando foi adestrá-lo, Carmen descobriu que não teria um cão de guarda, e sim, um grande companheiro. Com essa primeira boa experiência, acabou adquirindo mais dois cães da raça.
Carmen tem dois filhos – Marina, de 7 anos, e Pedro, de 12 –, e conta que ambos se dão superbem com os três pit bulls da casa. “O bom é que, com a força que eles têm, não são facilmente machucados, então são super pacientes com crianças”, explica Daniele. Claro que tudo depende de como o animal foi acostumado quando filhote. Se um pit bull for tratado com amor e respeito, é assim que ele vai tratar os humanos. Assim como qualquer outro cachorro. Mas, se for maltratado, eventualmente irá revidar.
Daniele explica que, pela genética da raça, eles são menos tolerantes com outros cães, uma vez que foram acostumados a participar de competições de luta. Mas, ainda assim, se o cão for acostumado com outros animais quando filhote, a convivência será tranquila. Os três pit bulls de Carmen brincam até com o gato que ela tem, o que a fez perceber que a fama de malvados é injusta.
“Filhotão”
A jornalista Raphaella Caçapava comprou o Toru quando ele tinha dois meses e, hoje, com quase dois anos, ele tem quase o tamanho dela. Mas tamanho não é documento, pois Toru ainda é um filhotão, nunca rosnou para ninguém, e até já foi atacado por um cachorro pequeno na rua. Pela maneira como foi criado, ele nunca precisou de adestramento e é muito educado, até mesmo com desconhecidos. “Quando fazemos carinho uma vez, ele não larga, fica sempre pedindo mais”, comenta.
Daniele explica que todo animal deve ser educado para que as pessoas saibam lidar com eles e respeitá-los, e para receber o mesmo retorno. A única preocupação com os pit bulls são sua força e tamanho, portanto é importante tratá-los sempre como um animal de grande porte, e com a devida cautela que se tem a qualquer animal desconhecido. Para os donos, a dica é sempre tratar os pit bulls com muito amor e carinho, dando um bom exemplo, pois é assim que eles vão retribuir.