Animal

Peludos e saudáveis

Luisa Nucada, especial para a Gazeta do Povo
07/09/2014 03:16
Sair de casa com a roupa cheia de pelos é algo corriqueiro para quem tem cachorro ou gato em casa. A queda da pelagem é um fenômeno natural, intensificado na primavera e no verão, época em que os animais se livram da proteção extra contra o frio. “Assim como o ser humano perde cabelo todos os dias, cães e gatos perdem um volume diário de pelos”, compara o médico veterinário Marconi Rodrigues de Farias, professor da Pontifícia Universidade Católica do Parana (PUCPR) e especialista em dermatologia veterinária. É preciso, no entanto, estar atento para perceber até que ponto a queda é normal.
Em um animal saudável, os pelos caem de forma simétrica por todo o corpo. Se a cobertura está homogênea, não há com o que se preocupar, mesmo que o bichinho solte muitos pelos. “Só não pode haver falhas ou buracos na pelagem”, afirma Farias. É sinal de doença a queda de pelo acompanhada de lesões na pele, vermelhidão e caroços. Pelos finos, foscos, frágeis e quebradiços também são indícios de problemas na saúde ou alimentação inadequada.
A queda de pelo também pode ser autoinduzida, quando o próprio animal a provoca ao se coçar. Nesse caso, é irregular e assimétrica, e está relacionada a alergias ou infestações por pulgas, ácaros ou carrapatos. “Isso é mais comum em cães, que ficam com falhas na pelagem principalmente na região dorsal, próxima à cauda”, diz Simone. De acordo com Farias, a coceira intensa também pode ter origem psicológica. Distúrbios de ansiedade podem fazer com que o animal se coce excessivamente, acarretando na queda de pelo.