Animal

Pequenos cantores

Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo
16/06/2013 03:14
Eles foram levados das Ilhas Canárias para as cortes europeias no século 16 e, desde aquela época, encantam a todos pela variedade de cores e delicado canto. Dóceis e pequeninos, os canários (Serinus Canaria) são uma boa opção para quem prefere animais de estimação mais independentes.
O professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Para­­ná (UFPR) Edson Gonça­­lves de Oliveira explica que, por ser um pássaro domesticado, não é necessário licença especial do Ibama para adquiri-los. Os canários podem ser comprados a partir de R$ 50. Linhagens mais nobres chegam a mais de R$ 2 mil.
Na hora de comprar , o veterinário Marcos Makoto Ono recomenda observar a limpeza do viveiro, o cuidado com a troca do alimento e se existe um profissional responsável pelas aves. “Dessa forma, pode-se ficar mais seguro com relação à saúde do pássaro”, acrescenta.
Criação
O apreço pelos canários é tradicional na família do comerciante Alessandro Gorski. Ele conta que sempre conviveu com esses pássaros em casa durante sua infância. Gorski soma 14 anos de dedicação à espécie e comanda um “bando” de cerca de 200 canários de cor, entre exemplares vermelhos, amarelos, brancos e canelas opalinos.
A beleza dos canários é assunto sério entre os que se dedicam à sua criação e há até campeonatos para premiar os mais exuberantes. Segundo o diretor executivo da Federação Ornitológica do Brasil, Guido Nardi, as competições são divididas em três categorias: porte, cor e canto clássico. “Para cada tipo, existem manuais de julgamento específicos”, explica.
Existem hoje 532 cores da espécie, 29 raças de porte e três de canto clássico (Tim­­brado Espanhol, Harzer Roller e Malinois), todos oficializados pela Confederação Ornitológica Mundial.
Pássaro bem cuidado
Especialistas dão dicas de manejos essenciais para que os canários tenham uma vida mais saudável:
• A gaiola do pássaro deve estar sempre limpa. É importante lavá-la pelo menos uma vez por semana.
• A água do bebedouro deve ser fervida, filtrada ou mineral e trocada diariamente.
• Invista em um ração específica para canários. Assim você garante que ele vai receber todos os nutrientes necessários.
• O ideal é que a gaiola do pássaro fique em um espaço arejado, mas sem vento direto. A temperatura ambiente recomendada é em torno de 20°C.