• Carregando...
Bigstock
Bigstock| Foto:

A área de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná está em busca de cães voluntários para participar de uma pesquisa sobre a displasia coxo femoral, uma doença articular que aflige animais de grande porte. Os filhotes selecionados serão os que apresentarem uma pré-disposição a desenvolverem o problema, e irão receber o tratamento como parte da pesquisa.

A displasia é uma doença genética, e geralmente só apresenta sintomas muito tarde, o que dificulta sua cura em animais adultos, já que os tratamentos muitas vezes são caros e pouco eficientes. A pesquisa faz parte de um projeto de mestrado e os filhotes irão passar por alguns exames a fim de diagnosticar a probabilidade genética de desenvolverem a doença.

O exame é pouco invasivo e feito com uma câmera especial que mede a temperatura da articulação do animal, sendo possível o diagnóstico. Se for confirmado o possível problema, os cães serão submetidos a outras pesquisas e também a tratamentos.

Os proprietários de cães que tenham interesse em participar podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail displasiaufpr@gmail.com ou pelo telefone (41) 3350-5623 ou 9543-4525.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]