Animal

Pet chiclete

Rodolfo Stancki
26/01/2014 02:16
Quando ouve o barulho da porta, a golden retriever Mallu abana o rabo freneticamente. Do outro lado, os donos, a analista de rede Ariane Stela e o arquiteto Murilo Lopes, sabem que o cão está ansioso por companhia. Quase todos os dias, o animal só come quando o casal está por perto. Algumas vezes, chega a chorar de solidão.
Mallu é um pet carente, que sofre de um transtorno chamado ansiedade de separação. “Ela fica muito agitada quando chegamos. Acho que sente muito a nossa falta”, comenta Ariane. Segundo a dona, a cachorra sofre mais em época de férias, quando os donos viajam. “Nessas ocasiões ela fica na casa dos meus pais, mas fica triste pelos cantos. Às vezes fica o dia inteiro sem comer”, complementa Lopes.
Casos como o de Mallu são bem comuns em cães que são mais apegados aos donos. Para a médica veterinária Thais Vaz Oliveira, da empresa Cão Cidadão, o problema nasce da própria domesticação do animal. “Ao longo do tempo, nos acostumamos a ter os pets que são mais apegados perto de nós. Por isso, o problema da carência é bem grande.”
A ansiedade de separação não é exclusividade de um determinado tipo de raça, explica a profissional. O transtorno pode atingir inclusive outras espécies, como pássaros, pequenos primatas e gatos. Os sintomas variam bastante, mas os animais costumam ficar estressados e podem arranhar móveis, urinar em lugares inapropriados, perder o apetite e chorar pelos cantos.
Para evitar ou minimizar esses comportamentos, Thais recomenda que, desde cedo, os donos treinem o desapego de seus pets. “É preciso ensinar a eles que ficar longe não é necessariamente ruim. Por isso, recompense-o com algo na hora de sair.”