Animal

Pets fantasiados de gente

Daniela Piva, especial para a Gazeta do Povo
14/12/2014 02:10
Pepe, de três anos, fica imóvel quando a party designer Duda Buffara, de 23 anos, coloca uma roupinha nele. Desde os seis meses de idade, o cão da raça Lulu da Pomerânia se veste de roqueiro, chef de cozinha, poeta… depende do clima e do humor (da dona). “E ele adora! Até hoje, quando pego sua malinha de roupas, ele já fica louco. Começa a pular em mim e a pedir para pôr”, garante Duda.
Atualmente, muitos animais de estimação são considerados membros da família. Portanto, é normal que os pets, de acordo com a veterinária especialista em pequenos animais Débora Paz, usem casacos, botas e cachecóis no inverno, pois eles também sentem frio. “Mas é preciso ter bom senso! No verão, por exemplo, não existe razão para que os bichinhos fiquem vestidos”, alerta.
Acessórios como óculos de sol, botinhas e chapéus geram controvérsia entre os especialistas. Para a veterinária especializada em cirurgia e dermatologia Ana Paula Castro, os apetrechos devem ser evitados no dia a dia, para não incomodar os animais.
Orientação
Os donos devem estar sempre atentos ao conforto e bem-estar dos animais. Confira as dicas das veterinárias:
Gato não usa roupa: “Eles se estressam muito facilmente e podem até deixar de se alimentar em decorrência disso”, alerta Ana Paula.
Use materiais confortáveis: “Procure materiais antialérgicos e que não machuquem ou atrapalhem”, diz a veterinária. “Roupas de algodão costumam ser mais fresquinhas”.
Escove bem os pelos: “Após o uso da roupa, é preciso escovar os cães de pelo longo, para não embolar nem embaraçar”, orienta Ana Paula.
Atenção aos óculos de sol: “Eles precisam ser feitos com material de qualidade, para não prejudicar o bichinho”, observa a veterinária Gabriela Paz.
Sapatos, só em último caso: “Podem ser úteis nos passeios em parques, para não sujar as patinhas. Mas só use se o cãozinho estiver acostumado e não se incomodar com o acessório”, conclui Ana Paula.
Serviço
Modelo: Dog Pepe, instagram @dogpepe. Guarda-chuva para cães (R$ 34,90) na Casa do Produtor, www.casadoprodutorcuritiba.com.br . Ana Paula Castro, da Animal Clinic, www.animalclinic.com.br . Gabriela Paz, da Clínica Veterinária Animalis, www.animalclinic.com.br . Pet Love, www.petlove.com.br . Lojas Americanas, www.americanas.com.br . Elo 7, www.elo7.com.br . Millie, www.millie.com.br . Mini in the box, www.miniinthebox.com . Pet Compre, www.petcompre.com.br . Ponto Animal, www.pontoanimalpetshop.com.br . Pet Superluxo, www.petsuperluxo.com.br . Madame Dog, www.madamedog.com.br . Lolipet, www.lolipet.com.br . Abrakadabra, www.abrakadabra.com.br . Bella Collezione, www.bellacollezione.com . DX, www.dx.com . Shoptime, www.shoptime.com.br.