Animal

Calor no feriado? Veja se o seu pet pode entrar na piscina

Redação
06/09/2017 14:00
Thumbnail

Foto: stevenconger@sbcglobal.net/ VisualHunt

Com a previsão de sol para o feriadão de 7 de setembro, pode ser que o seu cachorro queira aproveitar a piscina com você. Não tem problema: cachorros podem entrar na água com seus donos, desde que com a saúde em dia e com a atenção constante do tutor. Algumas raças, inclusive, entram sem problemas e adoram a água, como os golden retriever, labrador e cocker spaniel.
Outras, porém, exigem cuidados maiores porque podem ter dificuldades na hora de nadar. Por suas características, como ser braquicefálicos, ou ter o focinho bem achatado, que dificulta a respiração; ter as patas mais curtas; o tamanho da cabeça ser menor ou ter pelos mais espessos, algumas raças podem não conseguir nadar direito, e precisam da atenção dos tutores.
Algumas delas, de acordo com informações do site DogHero, especialista em hospedagem de cães, são:
1. Basset hound, ou o “salsicha”
2. Daschhund
3. Shih-tzus
4. Buldogues americanos, franceses e ingleses
5. Pugs
6. Bull Terrier
7. American Staffordshire
8. Pequinês.
Cuidados principais 
Para manter um banho de piscina seguro, os tutores precisam manter algumas regras. A primeira delas é jamais jogar o cachorro na piscina. Embora possa parecer divertido, ele pode se machucar ou mesmo deixá-lo traumatizado.
Da mesma forma, é importante não deixá-lo exposto ao sol por muito tempo. Além de cansá-lo com facilidade, o sol também causa queimaduras no animal. Evite também alimentá-lo logo antes de entrar na água. Assim como o ser humano, espere três horas antes de entrar na piscina, para evitar a congestão.
Cachorros podem se empolgar com a água tanto quanto crianças. Se você vir que ele está se cansando, está ofegante ou nadando mais lentamente, tire-o da água. Há o risco de se afogar por exaustão. Se ele tentar beber água da piscina, não deixe. Caso ele engula a água com cloro, pode ter vômito ou diarreia. Leve ao veterinário se o quadro agravar.
Banho
Sempre que sair da piscina, os tutores precisam dar um banho com shampoo próprio para cães para que o cloro saia dos pelos. Seque o pet logo em seguida, para evitar micoses e dermatites, especialmente entre as patas. Fique de olho nas orelhas, porque pode ser que tenha entrado água no ouvido.