Animal

Pets também sofrem com horário de verão

Da redação
15/10/2016 14:30
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Se você sente mais cansaço e demora até se adaptar ao horário de verão, não pense que o cãozinho ou gato também não sofrem com essas mudanças de horários. Repare! Eles podem demonstrar uma mudança no comportamento porque eles acompanham a rotina da família, e isso inclui os horários de passeio e alimentação.

Leia mais

“Quando o horário do passeio muda com o horário de verão, pode ser que o animal não esteja pronto para as suas necessidades, o que torna a caminhada mais demorada. Com a alternância de horários, o pet não estranhará tanto quando o relógio for atrasado novamente”, ressalta a médica veterinária, Andressa Felisbino, da DrogaVET.

Essa mudança gradativa no horário dos passeios e da alimentação também diminuem a ansiedade, os latidos excessivos e a agitação do animal de estimação.

Nessa época do ano é comum que o número de parasitas e ectoparasitas aumente. Os sintomas comuns dos animais quando há uma contaminação são depressão, desidratação e anemia. É importante que os tutores fiquem atentos em relação ao carrapato. “Ele é muito comum em parques e transmite doenças graves. Fique atento e examine seu animal sempre que ele sair para áreas externas, na rua ou no quintal, principalmente se não usar produtos adequados contra carrapatos”, explica Andressa.

Dias de sol

Com a chegada do horário de verão, a expectativa é de dias mais ensolarados. Animais com pelagem clara e pelos curtos precisam de cuidados especiais durante os passeios. A permanência excessiva sob o sol pode resultar em uma dermatite, e um filtro solar é essencial nestes casos, principalmente nos focinhos.