Animal

Por que meu cachorro late por tudo?

Amanda Milléo
12/11/2015 08:00
Thumbnail

Cachorros latem quando estão em um conflito (Foto: Bigstock)

Se existisse um dicionário canino, com certeza as dicas a seguir estariam nele. O Viver Bem – Animal conversou com a pesquisadora em comportamento animal e professora assistente da Hampshire College, nos Estados Unidos, Kathryn Lord sobre os principais sinais que os cães dão aos seus donos – através do latido. Prontos para a tradução?
Ser barulhento ou silencioso são comportamentos determinados pela genética da raça ou pelos hábitos da casa que o pet vive?
Na verdade, todo comportamento é resultado de uma interação entre os genes e o ambiente que o cachorro está. Porém, é possível ver algumas diferenças entre as raças. Algumas latem em poucas situações, como os basenji, que é uma raça que tende a não latir muito. Essa característica é muito ligada à intensidade do estímulo que o animal está recebendo para latir, mas mesmo isso pode ter um forte componente genético.
Qual é o papel do dono no comportamento do animal?
O latido é uma resposta a um conflito. É um sinal que o cachorro emite quando ele não sabe o que fazer. Por exemplo, quando um estranho se aproxima do portão e o cachorro está com medo, porque não pode se afastar, então ele late. Ou, se quem se aproxima é uma pessoa que o cachorro conhece, e ele quer chegar mais perto e não consegue, late. Quanto maior for o número de situações em que o cachorro é impedido de fazer o que ele deseja, mais latidos.
Como o dono pode “ensinar” o cachorro a latir demais?
Os donos ensinam seus cachorros a latir o tempo todo. Se um cachorro treinado precisa fazer xixi, mas ele não pode ir para fora porque a porta está fechada, gera um conflito e o cachorro late. O dono, então, vem e abre a porta. A conexão que o animal faz é: latido, porta aberta. Ele pode latir até mesmo quando não precisar ir ao banheiro, mas simplesmente quiser ir para fora. Se ensinarmos o cachorro a latir, claro que ele vai latir muito mais.
Quando que o latido deve preocupar os donos?
Se o cachorro não era barulhento e começa a latir sem motive aparente, pode ser devido a uma mudança do ambiente em que vive ou pode estar relacionado à saúde. Uma situação traumática pode ter influenciado. Os donos precisam ficar atentos a qualquer mudança repentina do animal. Os cachorros mais velhos, porém, tem a energia reduzida, podem diminuir a audição, e isso reflete em latidos mais raros.