Animal

Quarta edição da Bulldogada Barigui reúne apaixonados pela raça

Lucas Gabriel Marins, especial para a Gazeta do Povo
05/08/2013 20:50
arque Barigui no final de semana é bem conhecido dos curitibanos – famílias, amigos aproveitando o sol, esportistas e barraquinhas de água e sorvete. Mas, no último sábado, dia 3 de agosto, a típica paisagem estava repleta de “integrantes” inusitados: 59 cães da raça buldogue inglês, vindos de todas as partes da cidade, participaram da quarta edição da Bulldogada Barigui, evento promovido por pessoas apaixonadas pelo pet.
Durante o encontro, enquanto os cachorros brincavam, latiam e corriam um atrás do outro, os participantes trocavam experiências. “Os donos conversaram principalmente a respeito de como educá-los”, disse a estudante Eduarda Volpatto, que tem uma tatuagem de buldogue inglês no corpo.
No encontro também foi possível conhecer mais a fundo as peculiaridades da raça, relatou a diretora de fotografia de cinema, Cláudia Guimarães, que tem seis em casa. “O buldogue precisa de cuidados especiais. Eles não gostam de fazer exercícios, por exemplo. Uma volta na quadra já é o suficiente”, disse, enquanto o Pudim, de 1 ano, lambia o pote de água.
Origem do evento
A ideia da Bulldogada surgiu em meados deste ano depois de uma conversa entre o gerente comercial Roberto Bajdiuk e o engenheiro elétrico Ercio Saut. Como se reuniam com frequência com seus “bulls” – forma carinhosa de chamá-los -, decidiram buscar mais pessoas apaixonadas pela raça. “As primeiras edições atraíram, em média, 15 cachorros. Esta última, no entanto, foi um recorde”, disse Bajdiuk, empolgado.
A paixão de Bajdiuk pela raça é antiga e começou de forma simbólica. “Minha mãe, quando tinha 17 anos, comprou uma porcelana de buldogue com o primeiro salário dela”, disse. O objeto, que existe até hoje, sempre foi motivo de contemplação. Até que, há dois anos, ele adquiriu a Lola, que o fez ficar ainda mais apaixonado pela raça.
Confira fotos os evento, enviadas pelos participantes:

Galeria