Animal

Que papagaiada é essa?

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
04/05/2014 03:16
Papagaios vivem normalmente por volta dos 40 anos, são ótimos animais de estimação e costumam se familiarizar mais com uma pessoa em especial. “Quando o Piti chegou em casa, com mais ou menos uns seis meses de vida, era eu quem costumava dar a papinha de filhote para ele todos os dias. Por causa disso, o Piti tem muito mais afinidade comigo”, explica o dono do animal. E o vínculo entre o papagaio e seu dono garante diversão na casa. As duas filhas de Almir – Bruna, de 26 anos, e Patrícia, de 28 – também adoram o pássaro e ensinam trechos de músicas com bastante frequência. O repertório vai do clássico “Atirei o Pau no Gato”, até sucessos de Wando e Tetê Espíndola.
Papagaio fala muito porque ouve muito. De acordo com a veterinária especializada em animais exóticos da Clínica Vida Livre, Petra Cristine Kirsten Lorenz, a ave tem a audição bem aguçada e se adapta facilmente à rotina. “O pássaro consegue reconhecer o som do carro do dono e até a maneira como ele abre a porta da casa”, comenta a especialista. A boa audição auxilia bastante no aprendizado de novas palavras, porém pode causar estresse, caso o ambiente seja muito barulhento. “Qualquer som diferente e agudo assusta o animal. Há casos de papagaios que chegam a arrancar as próprias penas por estresse”, alerta Petra.
Os papagaios, assim como outros animais comercializados da fauna brasileira, precisam ser adquiridos somente de um criador registrado no Ibama. Capturar qualquer animal silvestre na natureza é crime, e o Ibama não regulariza essas situações. Ao comprar o bichinho, exija a nota fiscal, que comprova a origem legal da ave. Papagaio registrado tem sempre uma anilha fixada em uma das pernas.