Animal

Que tal um porquinho de estimação?

Luisa Nucada
03/03/2015 14:55
Thumbnail

Fotos: Reprodução/Instagram

O porquinho Jamon ficou famoso graças ao seu perfil no Instagram, onde seus donos, os publicitários Andrea Mendes e Domênico Massareto, de São Paulo (SP), publicam fotos do pet relaxando na banheira com pétalas de rosa, dormindo em poses preguiçosas ou passeando no parque. O minipig fez muito sucesso no carnaval, quando foi clicado usando várias fantasias, para o delírio de seus mais de 50 mil seguidores.
Crédito: Reprodução/Instagram
Crédito: Reprodução/Instagram
Os minipigs (ou micropigs) fazem muito sucesso nas redes sociais, e o interesse por eles vem aumentando. O que muitos não sabem, no entanto, é que o porquinho não é tão mini assim. O porte pequenino dura somente durante a fase de filhote. “Em 15 meses, o animal fica adulto, alcançando entre 35 cm a 45 cm de altura e de 25 kg a 30 kg. Comparamos seu tamanho ao de um buldogue inglês”, informa a proprietária e criadora do rancho Micropig, Flávia Abade, de São Paulo (SP).
Diante disso, se você ainda deseja ter um minipig de estimação, conheça as principais informações sobre o animal:
Alimentação
Abandone a ideia de que porcos são monstrinhos vorazes que comem o que aparecer pela frente. O pet não pode se alimentar de comida humana. “Micropigs não processam condimentos e são intolerantes à lactose. Alimentos temperados e ração inadequada podem provocar infecções intestinais gravíssimas”, afirma a criadora. Segundo ela, o indicado é a ração para minicoelhos, que tem ferro e cálcio. “A dose correta é 100 g de ração, três vezes ao dia. Como lanchinho da manhã e da tarde, você pode oferecer frutas”, recomenda Flávia. A ração para porcos de granja, destinados ao abate, também não é indicada.
Comportamento
O minipig é dócil e age de maneira semelhante ao cachorro. “Não corre atrás de bolinha, mas é bem carente e carinhoso.” O pet certamente vai roçar sua perna para pedir afagos. Além disso, é muito inteligente: atende pelo nome e aprende a fazer as necessidades no local correto. Diferentemente do cão, o macho da espécie não faz xixi para demarcar território.
Cuidados
“Banho uma vez por semana, com produtos sem cheiro forte, já que ele tem o olfato muito aguçado e pode ficar espirrando; vermífugo a cada seis meses e duas vacinas anuais”, resume a criadora. Como é um suíno comum, resultante do cruzamento de raças de pequeno porte, o micropig é atendido pelo médico veterinário de grandes animais quando adoece. Mas não se preocupe, o bichinho é resistente, e quando bem cuidado, não fica enfermo com facilidade.
Preço
O valor do pet fica entre R$ 1,2 mil e R$ 1,3 mil. A Micropig vende para Curitiba e a entrega é feita por transporte aéreo. O dono também pode optar por viajar a São Paulo para escolher e buscar seu minipig.
Serviço: Micropig, (11) 4717-4081 e (11) 9 8446-5111.