Animal

Querida, o cachorro esticooooou!

Gabriel Azevedo
11/05/2014 03:16
Uma dúvida comum quando se adota, compra ou ganha um cachorro é qual tamanho ele terá quando adulto. Por conta da imensidão de raças (e misturas), fica muito difícil olhar um filhote e determinar se ele vai ocupar o tapetinho ou o sofá inteiro quando estiver mais velho. No caso dos cães de raça é possível presumir um tamanho médio com base em outros animais, mesmo assim, e principalmente no caso do pet sem raça definida, o desafio é grande.
Há quatro anos, a designer Mariana Tuyuty, 23 anos, adotou Mano, um simpático cachorro mestiço. Com base no tamanho da mãe do pet, ela achou que o animal teria o tamanho de um poodle. “Ele ficou, no entanto, três vezes maior”, conta.
Segundo a designer, o plano era que Mano frequentasse toda a casa. “Mas agora ele mora no quintal. Quando chegou, ficava na sala, depois foi para dispensa, mas ele cresceu tanto que hoje ele dorme para fora”, releva. “Não achamos que ele ficaria tão grande”.
De acordo com médicos veterinários, o caso do Mano não é exceção. “Há vários proprietários que compram cães para criar em apartamento e se enganam ou são enganados. Isto ocorre principalmente com animais sem raça definida ou menos conhecidas”, diz o médico veterinário Marcello Roza, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Atualmente, não existe nenhuma maneira exata de calcular qual o tamanho que o bicho terá. “Mesmo observando os pais, caso não sejam da mesma raça, pode haver uma variação muito grande e mesmo ainda a influencia da carga genética dos avós e bisavós”, explica a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita, Rhéa Cassuli Lima dos Santos.
No entanto, salientam especialistas, é possível reduzir as chances de uma “surpresa”. Eles recomendam observar o tamanho da mãe e do pai. Se for a segunda ninhada, observe os irmãos. Medir o filhote quando tiver seis meses também ajuda. Na maioria dos casos, ele será aproximadamente 25% maior.
Dia a dia
Tentar prever o tamanho de um pet fará toda a diferença no dia a dia com animal. Segundo Rhéa Cassuli, cães de diferentes portes têm necessidades diferentes com relação à alimentação, exercícios e até mesmo o espaço. “O comportamento que o cão terá nas diferentes fases da vida dele serão afetadas pelo seu porte, assim como a relação que ele terá com o espaço, os outros habitantes da casa e os vizinhos”, explica.