Animal

Saiba como agir quando o pet sofrer fratura ou luxação

Willian Bressan
13/06/2015 15:26
Thumbnail

Camila Scheffer com sua chow chow Amandha: cuidados são redobrados após fratura o joelho.

Camila com sua chow chow: mais cuidados após fratura no joelho. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)
A cadela Amandha (assim mesmo, com “dh”) chegou na vida de Camila Scheffer em 2008, depois que a estilista de moda infantil de 29 anos perdeu um pet. Fofa, mas também bem frágil, logo na primeira vez que a chow chow brincou com seus “amigos” no condomínio, ela fraturou o joelho esquerdo e acendeu o alerta vermelho da dona. “Descobri que Amandha tinha outras complicações nas articulações, como a displasia coxofemoral. Daí para frente, as luxações nas patas da frente passaram a ser frequentes”, conta. A cachorra passou a ter dificuldades para andar e o tratamento foi com remédios que diminuíam a dor. Agora os cuidados são dobrados.
Traumas
O ortopedista veterinário do Hospital Garra André Obladen explica que existem as fraturas e os problemas articulares. As primeiras são causadas em sua maioria por um trauma agudo (queda do colo, atropelamento) e 90% delas são corrigíveis com cirurgia. No caso da chow chow de Camila, o que acorreu foi um problema na articulação, que está relacionado com a idade e o porte do pet. “Animais mais jovens apresentam problemas articulares em virtude do crescimento ósseo e muscular desigual. A displasia coxofemoral incomoda principalmente raças de grande porte. É uma afecção que leva a disfunção articular, ocasionando dor e atrofia muscular”, explica.
Apesar de ser difícil apontar os cuidados para evitar estes problemas, o ortopedista diz que os conselhos básicos valem tanto para cães como gatos. O primeiro é manter os animais longe das crianças pequenas. Sem a prática e habilidade necessárias, elas podem derrubar o bicho no chão. É importante evitar pisos lisos e não deixar que o pet pule de lugares altos e escorregadios. Os donos também devem ficar atentos ao entrar e sair com o carro da garagem e nunca ir passear sem coleira. É importante verificar se o acessório está bem firme.
Na hora do acidente, procure imediatamente um veterinário especialista em ortopedia para tratar dos possíveis traumas. “A fratura está entre os atendimentos que devem ocorrer nos três primeiros dias. Após isso, a cirurgia é mais difícil e cai a chance de total restabelecimento das funções motoras”, alerta Obladen.
RAÇAS
Pelo porte minúsculo, pinscher é a raça que mais sofre com traumas. Qualquer queda de colo pode causar fraturas nas patas da frente. No caso das rupturas de ligamento cruzado, as raças mais atingidas são: yorkshire, lhasa apso, schitzu, chow chow e pitbull. A luxação patelar, por sua vez, acontece mais em raças toys (de porte pequeno) como yorkshire, poodle e lhasa apso.
RUPTURAS E LUXAÇÕES
As principais rupturas em cães são de ligamento cruzado, iguais às que acometem jogadores de futebol. As luxações ocorrem devido a quebra de ligamentos. Procurar um ortopedista veterinário para diagnóstico e tratamento é a melhor dica.