Animal

Saiba como realizar a troca da ração sem prejudicar a saúde do animal

Da redação
19/08/2016 13:01
Thumbnail

Foto: Bigstock

Escolher um produto de qualidade e que ofereça todos os nutrientes necessários é um cuidado que todo dono de animal deve ter. Porém, alimentar corretamente o pet exige outras condutas, tais como a troca gradual da ração, necessária para que o sistema digestório do animal se adapte ao novo alimento.
“Quando a mudança de alimento se faz necessária, seja por idade, necessidade especial por algum motivo relacionado à saúde, busca por qualidade, preço, opção de marca ou qualquer outra razão, é recomendado fazer a troca do alimento de forma gradual do alimento anterior pelo novo”, explica Mariana Martins, pesquisadora da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.
LEIA TAMBÉM
“O ser humano está adaptado a variações diárias na alimentação e, com isso, o metabolismo e o sistema gastrointestinal são capazes de lidar com a diversidade. Já o cão e o gato comem o mesmo alimento diariamente, e uma mudança repentina pode acarretar problemas como fezes amolecidas, recusa do alimento, diarreia e vômitos”, complementa Mariana.
Para evitar erros na hora de realizar a troca do alimento, Mariana dá algumas dicas. Confira:
1 – Planeje a mudança antes de o pacote acabar
Inicie a mudança antes que acabe o pacote do alimento anterior, caso contrário, não haverá a possibilidade de troca gradual.
2 – Programe o período de troca de alimento
O ideal é dedicar sete dias para a troca de alimento do animal. “Durante esse período, deve haver o aumento gradual da quantidade oferecida da nova ração e a diminuição da anterior, até que, no sétimo dia, o pet esteja consumindo 100% do alimento novo”, explica Mariana.
Certifique-se de que possui quantias suficientes das duas rações e faça um cronograma, como por exemplo: no primeiro e segundo dias, ofereça mais da ração atual e menos da ração nova (75% da atual e 25% da nova); no terceiro e no quarto dias, sirva 50% de cada; no quinto e no sexto dias, coloque 25% da ração atual e 75% da nova; e, para finalizar, do sétimo dia em diante, deixe o animal consumir apenas a ração nova. Com esses cuidados, provavelmente ele não vá perceber a diferença.
3 – Filhotes tornando-se adultos
Os filhotes de raças mini e pequenas começam a transição para a fase adulta a partir dos dez meses; os de raça média, ao 12 meses; e os de raças grandes e gigantes podem iniciar a alimentação recomendada para cães adultos a partir dos 18 meses. “Nesse período, é preciso fazer a troca gradual do alimento de filhote para o alimento indicado para cães adultos, que suprirá todas as vitaminas e os nutrientes demandados para esta fase”, explica Mariana.
No caso dos gatos, a troca gradual do alimento de filhote para o de adulto deve ocorrer a partir dos 12 meses.
4 – Gestantes se alimentam com ração para filhotes
Poucos sabem, mas o ideal é que fêmeas em período de gestação (principalmente no terço final) ou lactantes se alimentem com ração própria para filhotes.
5 – Introdução do alimento na troca do leite para ração
Filhotes de cães e gatos com mais de um mês de idade devem continuar sendo amamentados pela mãe até, pelo menos, o segundo mês de vida. Mas o alimento próprio para filhote (o mesmo que a mãe estiver comendo) também deve ficar disponível, sempre numa tigela baixa, para facilitar o acesso do animal. No tempo deles, terão interesse e comerão o tanto que quiserem dessa ração, complementando o aleitamento. Nessa fase, o organismo do filhote “diz” o que precisa e, naturalmente, eles estarão hábeis a digerir a ração.
6 – Cães e gatos também têm rotina alimentar
Assim como os humanos, os animais também se adaptam à rotina. É sempre bom ter atenção para que a alimentação se mantenha nos mesmos horários. O organismo se prepara para aquela refeição mesmo antes de ela ser fornecida. Algumas enzimas gástricas são liberadas e os estímulos neurológicos também. Para gatos, é ainda mais importante, pois influencia no pH urinário. Por isso, é recomendável fornecer a quantidade diária de alimento, dividida em duas ou três vezes, especialmente para os glutões.