Animal

Sempre no lugar certo

Rodolfo Stancki
08/09/2013 03:10
O problema enfrentado pela empresária é bastante comum entre donos de cães, que precisam lidar com a educação higiênica de seus animais. Para pets que vivem dentro de casa, a situação pode ser ainda mais complicada, pois basta uma distração para o meio da sala virar banheiro.
O treinador de cães Fábio Peratz, proprietário da empresa de adestramento All Dog’s, explica que, para resolver problemas de comportamento de higiene, os donos devem ter pulso firme com o cachorro. “É preciso mostrar quem manda. Se o cão não faz xixi e cocô no lugar certo, a autoridade entra para mostrar que ele não deve desobedecer”, diz.
Depois que o animal suja o tapete da casa, uma estratégia possível é fechá-lo num cantinho com um jornal em que ele possa fazer as necessidades e só permitir que o pet saia depois de acertar o local.
Existem inúmeras maneiras de ensinar um cão a não errar seu “banheiro”. Uma das mais práticas, explica Peratz, é treiná-lo com rotina e uma relação de causa e ­­consequência. “Com horários específicos para comer, o animal entende que deve seguir as regras da casa, por exemplo. Logo, se ele faz xixi fora do lugar, o dono não pode agradá-lo em seguida.”
Outra dica é perceber o comportamento do pet. Se ele fareja antes de urinar, leve o animal ao local correto. Esta prática pode ajudar na compreensão de que aquele é o banheiro do bicho. Assim como limpar bem o lugar que foi usado inadequadamente, pois o odor pode atraí-lo para a mesma área no futuro. Se, depois de algumas semanas, a estratégia não funcionar, a recomendação dos especialistas é procurar um adestrador.