Animal

Será que seu gato precisa de banho?

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
27/10/2016 20:30
Thumbnail

(Credito: VisualHunt)

Entre as muitas famas dos gatinhos está a de que eles não são muito fãs de banhos. Mais do que isso: ao contrário dos humanos, os bichanos não precisam de banhos frequentemente. “Os gatos são, na  verdade, animais bem limpos”, diz o tosador do pet shop PetSpa Fábio de Aguiar Melotto. Isso porque eles são autolimpantes e fazem sua higiene se lambendo. Além disso, conforme o médico veterinário do Pet Club Premium, Rafael Baggio, gatos produzem muito menos sebo do que cães e, assim, não têm cheiro forte.
LEIA MAIS
Ainda assim, a recomendação de profissionais da área é dar banhos nos felinos, contribuindo não apenas para a manutenção da saúde do animal, mas também dos donos, que dividem a casa toda com os gatos. Para gatos “de apartamento”, acostumados a ficar apenas dentro de casa, a recomendação é de um banho a cada 30 dias ou até a intervalos maiores. “Mas se o gato tiver algum problema de pele ou se for um gato de casa, acostumado a brincar na grama e na terra, os banhos devem ser regulares e podem ser mais frequentes”, diz Baggio.
Para evitar que o banho se torne um tormento para o bicho, a saída é acostumá-lo desde pequeno. “O primeiro banho pode ser dado quando o gato tem uns 40 a 50 dias, sempre tomando muito cuidado com o ouvido e com os olhos”, diz o veterinário. Ainda assim, o bichano pode nunca passar a gostar do banho, de fato, por isso é importante fazer com que as lavagens, quando possíveis (porque, às vezes, o animal fica tão estressado e agressivo que é melhor evitar o banho), sejam tão agradáveis quanto possível.
Como fazer?
Diversas clínicas veterinárias e pet shops realizam banho e tosa de gatos, mas é possível lavar os animais em casa. Para quem possui tesouras para cortar as unhas do gato – e sabe cortá-las, a primeira dica de Melotto é começar pelo corte para evitar arranhões caso o bicho fique estressado.
Baggio diz ainda que é preciso proteger bem os ouvidos do animal para evitar que a água escorra para dentro dos ouvidos e cause uma otite.
Depois disso, é hora de preparar a água, deixando-a morna, e começar o banho com calma (mas sem se alongar muito, porque isso também pode estressar o bicho), começando pela cauda e indo em direção à cabeça. Até que o animal esteja acostumado com o processo, porém, é interessante não molhar a cabeça dele.
A lavagem deve ser feita com produtos específicos para gatos e, depois, é preciso secar o bicho com toalha e secador. “O secador não pode estar muito quente, tem que estar numa temperatura que seja agradável para a pele. E tem que secar bem para não ter problemas com fungo”, diz o veterinário da Pet Club Premium.