Animal

Os perigos para a saúde do cachorro dentro de casa

Redação
29/01/2017 10:00
Thumbnail

Produtos de higiene, plantas e até cortinas e colchões com ácaros podem ser fatais para os cães. Foto: Bigstock

O interior de uma casa pode não ser um espaço totalmente livre de perigos para os animais de estimação. Intoxicação e alergia são alguns deles.
Os animais apresentam prurido por diversos fatores. É necessário observar a frequência com que eles se coçam e se isso está afetando a sua qualidade de vida. “Balançar a cabeça repetidas vezes por dia, por exemplo, pode ser sinal de uma alergia que está causando coceira dentro da orelha. Por isso, é importante analisar o comportamento dele e levar ao médico veterinário caso perceba qualquer diferença”, explica o gerente técnico de animais de companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.
Ele aponta os perigos mais frequentes para os cães que ficam dentro de casa. Confira:
Alergias
Cozinha: pode ser um lugar perigoso se o tutor é daqueles que sempre oferecem ao animal tudo o que está comendo. Alimentos como pão, carne e derivados do leite podem causar alergias intensas aos cachorros “É sempre importante consultar um médico veterinário para que ele receite uma dieta adequada. Mas caso o cão tenha ingerido algum alimento que causou alergia, é possível que desenvolva um quadro de prurido, diarreia e até vômito. Neste caso, é necessário procurar um profissional imediatamente”.
Lavanderia: é o local onde geralmente são guardados os materiais de limpeza. “Além do perigo de o animal ingeri-los, também há cães alérgicos a determinados componentes. Por isso, ao limpar a casa, prenda-o em outro cômodo até que o produto seque totalmente”, explica Alexandre.
LEIA TAMBÉM:
Sala e quartos: Tapetes, cortinas e estofados acumulam muito pó e podem contar ácaros. “Assim como no ser humano, nos cães eles podem causar alergias seguidas de coceira. Por esse motivo, é importante manter sem pó os locais onde o animal transita”.
Intoxicações
Quintal ou jardim: se houver plantas nesses ambientes, fique atento. Um levantamento Universidade de São Paulo (USP) revelou que algumas espécies como azaleia, espada-de-são-jorge, lírio-da-paz e comigo-ninguém-pode, possuem substâncias que podem causar problemas aos animais de estimação.
A recomendação de Alexandre é que os tutores fiquem atentos às espécies de plantas no jardim ou quintal e que, de preferência, coloque um cercado ou algo que o impeça de ir até o local.  “Há mais de 75 plantas tóxicas para animais de estimação. Portanto, o melhor é prevenir e deixá-las fora do alcance do seu cachorro”.