Animal

Seu pet enjoa no carro? Saiba como evitar

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
06/11/2016 20:30
Thumbnail

(Crédito: Big Stock)

A imagem de um cachorro com a cara na janela, pelos contra o vento e língua de fora dá a impressão de que os passeios de carro são pura diversão para os bichos. Mas nem sempre é assim: o movimento do veículo faz com que alguns cães fiquem enjoados e até vomitem, deixando o passeio desagradável tanto para eles quanto para os donos.
LEIA MAIS
“O enjoo está ligado ao sistema do labirinto, tanto das pessoas quanto dos animais. Aquele movimento de acelera, desacelera, vira para um lado e para outro, causa desorientação e um mal estar”, explica o médico veterinário da clínica Alles Blau, Carlos Leandro Hanemann. Conforme o médico, o enjoo de movimento nos animais não está ligado a raças específicas, portanto todos os cães estão suscetíveis a tê-lo.
Para ajudá-los numa situação como essa, a recomendação dos especialistas é que prestem atenção a fatores como velocidade, trajeto e temperatura do carro. “Quanto mais rápido for o movimento, mais desloca o líquido dentro do labirinto. Se o caminho for tortuoso também pode predispor a mais enjoo”, diz a a coordenadora do curso de medicina veterinária da Universidade Positivo, Thaís Casagrande.
Thaís diz ainda que é importante que o cão fique no banco de trás, de preferência bem preso (seja dentro ou fora da caixa de transporte), para que ele não se movimente mais do que o necessário. Distraí-lo com algo dentro do carro, evitando que ele olhe para fora e veja o movimento  também pode ajudar. Ela recomenda ainda que haja boa circulação de ar dentro do carro.
Jejum e remédios
Outra orientação dos especialistas é não alimentar os cães antes dos passeios de carro ou viagens. Um jejum de uma hora pode ser o suficiente para evitar vômitos. A água também deve ser evitada de forma excessiva para não encher o estômago do animal.
Se o trajeto for longo, no entanto, Thaís orienta que haja paradas a cada duas horas para o cachorro dar uma volta e comer um pouco de ração ou um petisco com pouca gordura.
Se, ainda assim, o animal apresentar sinais de enjoo, pode ser necessário recorrer a uma medicação. Conforme Hannemann, há apenas um medicamento veterinário para este fim no mercado brasileiro, o citrato de maropitant, conhecido comercialmente como Cerenia.
Apesar de o veterinário da Alles Blau indicar apenas o remédio específico para cachorros, a professora da Universidade Positivo acredita que é possível usar alguns medicamentos para humanos, como cloridrato de ondansetrona, cloridrato de metoclopramida e prometazina.
Para usar qualquer medicamento, no entanto, os especialistas recomendam que um médico veterinário seja consultado para determinar o remédio adequado e as doses a serem utilizadas.
Nervosismo
O enjoo ao andar de carro também pode ser decorrente de nervosismo por associar o carro a uma experiência ruim (uma ida ao veterinário ou um hotelzinho enquanto os donos viajavam). “Se o enjoo for secundário a uma má experiência, é possível fazer alguns reforços positivos para acostumar o cachorro a andar de carro: pequenos trajetos com um pouco de carinho ou com um petisto”, conclui Thaís.