Animal

Cães e gatos precisam de muita água e sombra no verão

Willian Bressan e Portal Sempre Família
08/01/2016 22:00
Thumbnail

Hidratação como regra básica, em especial no caso dos filhotes: espalhe água fresca em várias partes da casa. Foto: Bigstock.

Os animais sofrem com as altas temperaturas da mesma forma que os humanos, por isso é importante ficar atento aos sinais dados por cães e gatos, especialmente os filhotes, de que estão incomodados com o calor.
O principal deles é ficar ofegante, pois é assim que ocorrem as trocas de calor com o ambiente. Mas nada de se preocupar com a linguinha de fora, pois é normal eles ficarem com ela de fora por mais tempo. “Nesse caso, o ideal é deixar o pote de água sempre perto e fazer a troca pelo menos pela manhã e à noite, além de lavar bem”, explica Rodrigo Augusto de Araújo, médico veterinário do pet shop Puppy Stop.
Eles também ficam inquietos, procurando um lugar mais fresco da casa, como azulejo da cozinha ou a sombra da varanda. O mesmo acontece com os gatos, que dificilmente ficam ofegantes e também bebem mais água. Apesar do calor, não é necessário aumentar a frequência de banho. Uma vez por semana é o ideal.
Alimentação
A ingestão de ração também diminui, mas nada que os donos precisem se preocupar. “O cão vai comer menos porque no verão não tem tanta necessidade calórica quanto no inverno”, pontua Rodrigo. A oferta de comida pode acontecer em horários mais frescos do dia. Outra sugestão é oferecer frutas frescas, caso seu animalzinho aceite bem. Já com relação a hidratação, fique sempre bem atento. Espalhe vários potes de água pela casa e jardim e troque durante o dia. Se estiver muito calor, coloque pedras de gelo em alguns recipientes. Na praia ofereça água de coco fresca.
Segundo os especialitas, as raças que mais sofrem no calor são yorkshire terrier, shih tzu, maltês, dachshund, golden retriever, chihuahua e pastor shetland.
SAIBA MAIS
Confira a seguir as dicas de  Fernando Luersen, veterinário da DrogaVET, para que seu pet passe o verão fresquinho:
  • Muita hidratação: coloque água fresca em várias partes da casa.
  • Horários: evite passeios em horários muito quentes (preferir horários pela manhã e fim de tarde). Sempre leve água fresca para o passeio.
  • Pisos: muito cuidado com pavimento quente, prefira gramados e áreas sombreadas para evitar queimaduras nos coxins plantares (almofadinha das patas). Faça o teste: se você conseguir andar descalço, seu pet também pode.
  • Carro: não confine animais em carros ou ambientes fechados, pois pode haver hipertermia (aumento da temperatura corporal a limites não suportados pelo animal).
  • Filtro solar: use filtro solar nos focinhos, orelhas e ao redor dos olhos de animais claros muito expostos ao sol. Existe filtro solar próprio para animais que não causam problemas caso sejam ingeridos.
  • Vermífugo: faça uma vermifugação preventiva e fique atento quanto às pulgas e carrapatos, pois a estação favorece a proliferação desses parasitas.
  • Pelos longos: Para cães com pelos longos, recomenda-se uma tosa. Em gatos, a tosa pode ser mais estressante do que o calor e isso deve ser avaliado.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!