Animal

Suplementação nutricional para animais

Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo
21/04/2013 03:10
“O uso indiscriminado pode levar a doenças, como problemas osteoarticulares, causados por uma alta quantidade de cálcio ingerida”, ressalta a médica veterinária Raquel Sillas, do Hospital Veterinário Batel. Ela recomenda a suplementação, por exemplo, para animais que tenham tido problemas de saúde por conta do consumo de alimentos com poucos nutrientes essenciais ao organismo. “Os benefícios são visíveis. Há um aumento de massa muscular e da imunidade e até diminuição da queda de pelos”, relata.
A professora do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Carolina Zaghi Cavalcante salienta que os suplementos também são indicados para pets idosos, filhotes e fêmeas durante a amamentação. “Nestes casos, os produtos ajudam na prevenção de doenças cutâneas, de problemas na articulação e como repositores da microflora intestinal”, acrescenta.
Saúde debilitada
Foi um problema no intestino que fez com que a gata siamesa Zoe, de 6 anos, precisasse de suplementação alimentar. “Ela não consegue se alimentar muito bem, por isso é muito importante administrar os complementos de vitaminas e outros nutrientes”, conta seu dono, o consultor de vendas Waldir Alves.