Animal

Tatá Werneck tem 13 gatos e dois cachorros. Veja como ela cuida deles!

Da redação
05/10/2016 15:22
Thumbnail

(Foto: reprodução Instagram da atriz)

Ser tutor de muitos animais de estimação não é tão simples quanto se possa imaginar, e algumas celebridades podem falar sobre isso com propriedade. É o caso da atriz Tatá Werneck que é tutora de 13 gatos e dois cachorros, e deu uma entrevista ao GShow sobre os animais de estimação.
“Já salvei gatinhos jogados em valas com a pata quebrada. Já parei o carro no meio da rua e entrei em uma comunidade para salvar um cachorro que estava muito mal. Já subi em árvore. Não posso ver bicho sofrendo que me desespero”, disse a atriz.
Mas cuidar de muitos pets não se trata apenas de dar uma casa e ração a cada um deles. Uma das principais medidas é cuidar com as vacinas e a castração, da qual a atriz se diz totalmente a favor. “Existem milhares de gatos e cachorros abandonados diariamente pelas ruas. Sem cuidados, maltratados e loucos por um lar. Assim que eles chegam na idade que já pode castrar, eu castro. Depois eles ficam isolados durante o período de recuperação”, revela.
 
  Outra celebridade conhecida por adotar muitos pets é a atriz Sthefany Brito, com 5 cachorros.
  E a modelo Gisele Bundchen, que já foi tutora de pelo menos 4 cachorros.
 

Cuidados importantes

Além de ter o controle das vacinas, rações e castrações com todos os animais de estimação – independentemente da quantidade – é importante que o tutor também pense na combinação das ‘raças’ dos pets que vão conviver diariamente, e na personalidade de cada animal. 
Os animais de estimação têm diversos perfis de comportamento, como tranquilo, ativo, agressivo, medroso, territorialista, ciumento, dependente e independente – e isso não está, necessariamente, ligado à raça.
Ao trazer um pet novo, se ele for filhote, dê prioridade ao animal mais antigo sempre. “Quando os donos pegam um filhote indefeso, sentem dó e dão a ele todos os privilégios, mas não sabem que estão criando um‘monstrinho’ que, em pouco tempo, cobrará isso de todos da casa. O mais antigo, por sua vez, vai ficar com sua condição violada e buscará recobrar a ordem”, diz o adestrador Aguinaldo Diniz .
Neste momento, as brigas podem começar. Se já começaram, a tendência é piorar. Para estabelecer uma amizade, os cuidados são simples: o mais antigo come e recebe atenção em primeiro lugar. Quando a ordem é infringida, a agressividade assume o controle da situação.