Animal

Terapeutas de quatro patas

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
23/03/2014 03:14
Eles são fiéis, queridos, brincalhões. E também excelentes terapeutas. A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma técnica usada tanto em pacientes com necessidades especiais e dificuldades motoras como em casos de estresse, inserção social e até depressão. Um estudo publicado em 2013 pela Universidade de Brasília (UnB) constatou que a terapia com animais é uma técnica inovadora, com inúmeros benefícios.
Os cavalos do Haras Equus, localizado no bairro da Barreirinha, em Curitiba, ajudam muitas pessoas por meio da equoterapia – que trabalha com o contato entre animal e paciente por meio do toque e do olhar, equitação, prática da cavalgada e domínio do cavalo. O adestrador de animais e proprietário do haras, Paulo Neumann, trabalha há mais de 30 anos com cavalos e garante a eficiência do método: “Em pessoas que têm depressão, o cavalo mexe muito com a autoestima. Isso porque o paciente está manipulando um ser que tem cinco vezes o tamanho dele, e dez vezes a sua força”.
A vendedora de 46 anos Silvana Amodio conheceu o trabalho da Equus pela internet e se interessou em fazer uma sessão da terapia com cavalos. Ela mora em Santos, no litoral paulista, e procurou a equoterapia quando sua mãe ficou doente de câncer. “Eu achei que o tratamento foi surpreendente, o saldo foi super positivo. Pretendo participar mais vezes e continuar com a terapia”, comentou.
Amigo Bicho
Outro exemplo de “terapeutas de quatro patas” são os cachorros da ONG Amigo Bicho, que auxiliam no tratamento de crianças com necessidades especiais e até de pacientes em hospitais. Criado em dezembro de 2005, o projeto social nasceu da união da paixão pelos animais com a vontade de ajudar o próximo. Segundo a idealizadora da ONG, a veterinária Letícia Sera Castanho, atualmente são 48 cães cadastrados, 35 voluntários e 10 instituições participantes. “O cão oferece afago, procura carinho. Isso causa uma sensação de bem estar e diminui o estresse. O contato com os animais melhora a resposta das terapias convencionais”, salienta a veterinária.
Na escola de crianças especiais Nabil Tacla, os alunos aguardam mensalmente o dia da visita da ONG. A diretora da escola, Josimere Faria da Rocha, comemora: “Os mais tímidos se entregam ao carinho dos cachorros, se abrem naturalmente. E o benefício é imenso, vai além da melhora da coordenação motora”. O saldo positivo das visitas dos cães também é reconhecido pela terapeuta ocupacional da instituição, Rosilda Aparecida Steff. “Desde quando começou o projeto aqui na escola, as crianças apresentaram melhoras na coordenação da mão no tocar, no estender o braço… o dia da visita vale muito mais que um dia de terapia”, conclui.
Quer transformar seu cão em terapeuta?